Ematerce destaca ações extensionistas de preservação da Caatinga

28 de abril de 2021 - 18:08

Texto: Antônio José Oliveira

No Dia Nacional da Caatinga, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural apresenta ações impactantes no semiárido e orienta agricultores de base familiar a adotarem práticas de conservação do meio ambiente, como as águas e o solo. A Caatinga é um bioma único do Brasil e ocupa, aproximadamente, 11% do território nacional. O dia 28 de abril é uma homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

A caatinga abrange os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Uma das preocupações dos extensionistas da Ematerce, informa Nizomar Falcão, engenheiro agônomo da Ematerce, é que o bioma vem sofrendo agressões secularmente. Historicamente, ela tem sido desmatada de forma acelerada para aproveitamento de lenha das espécies nativa, quase sempre explorada de forma ilegal e insustentável.

Essa exploração desenfreada, seja para fins domésticos e industriais, omo no sobrepastejo e na conversão para pastagens e agricultura, tem ultrapassado os limites toleráveis, causando desertificação. “Isso se deve em muito, à falta de uma assistência técnica intensiva que desperte no agricultor o sentido da preservação, à medida que é possível produzir de forma sustentável”, esclarece Nizomar. Algumas da ações desempenhadas pelo órgao é a distribuição de espécies nativas para recomposição dos ambientes paisagísticos.

Dia Nacional da Caatinga

A data foi oficializada por intermédio do Decreto Presidencial No. 9.959/03. O documento esclarece ainda que a responsabilidade para a promoção e organização de ações de preservação compete ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caatinga é um dos biomas mais povoados, com mais de 20 milhões de brasileiros vivendo numa área de 850 mil km², e representa cerca de 11% do território nacional.