Ematerce reúne-se e apresenta balanço a agricultores familiares de Frecheirinha

5 de maio de 2021 - 12:11

Texto: Antônio José de Oliveira | Imagem: Ematerce Frecheirinha

No último dia 27, o posto avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará esteve reunido com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha. A reunião de avaliação e planejamento das atividades agropecuárias apresentou a demanda a ser apresentada ao projeto Hora de Plantar, tratou da vistoria e do Termo de Adesão ao Garantia Safra; e discutiu assuntos como a quadra chuvosa, produção agropecuária e do planejamento para Emissão de Licença Ambiental por Adesão de Compromisso (LAC).

Até a presente data foram demandados 10.065 quilos de sementes das variedades milho variedade e híbrido, feijão vigna e sorgo forrageiro, além de mudas de caju anão precoce. De acordo com o extensionista da Ematerce, Marcelo Lima, tanto a adesão e a vistoria do Programa Garantia Safra estão sendo providenciadas; já o presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha, José, a safra de sequeiro deve ser maior em relação à do ano passado, especialmente quanto a cultura do feijão.

Sobre a atuação no LAC, o extensionista acrescentou ter sido feita uma capacitação e que o posto avançado da Ematerce auxiliará na emissão do documento obrigatório e “de enorme importância para a agricultura familiar, uma vez que garante o acesso a crédito nas agências financeiras. Ficou definido ainda que, no início de junho, os parceiros retomam a conversa para debaterem o planejamento apresentado.

Também participaram da reunião o técnico da Ematerce, Marcelo Silva Lima; e o representante do secretário municipal de Agricultura, Francisco Manoel, mais conhecido por “Quim”.