Ematerce, Fundação BB e Coopasa beneficiam famílias carentes com cestas básicas

10 de maio de 2021 - 10:08

Texto: Edilmo Gurgel

No período de 03 a 07 de maio, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, a Fundação Banco do Brasil e a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (Coopasa) entregaram 150 cestas básicas a famílias carentes de Santana do Acaraú. A entrega das cestas do Projeto Proteja e Salve Mais Vidas, idealizado e financiado pela Fundação  objetiva contribuir com a segurança alimentar das famílias carentes, impactadas diretamente com a pandemia do Covid-19.

A FBB procurou a Ematerce para discutirem como seria a melhor forma de execução desse projeto. Após entendimentos, ficou acertado que a Ematerce indicaria seis cooperativas agrícolas, assistidas pelo programa Ater Mais Gestão da Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural -Anater , em regiões diferente do estado e que congreguem em seus quadros de associados pequenos agricultores familiares.

As cooperativas envolvidas foram: a Coopasa – Santana do Acaraú-CE, com 150 cestas; Coopafesp – Aquiraz-CE, com 150 cestas; Cooperfam – Maranguape-CE; Coopaefarc – Juazeiro do Norte-CE, com 1130 cestas; Coafac – São Gonçalo do Amarante-CE, com 150 cestas e; Coopac, com 150 cestas, totalizando 1880 famílias beneficiadas, em todo o Estado.

Essas cooperativas são atendidas, desde 2018, pelo do Programa Ater Mais Gestão, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Anater – que tem por objetivo prestar assistência técnica e gerencial às 24 cooperativas agrícolas no Ceará, em convênio com a Organização das Cooperativas do Brasil, no Ceará – OCB-CE. Essas cooperativas têm por meta fortalecerem a comercialização e auxiliarem o escoamento da produção rural e também contribuírem, ativamente, na geração de renda e na agregação de valores à produção agrícola.

A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú – Coopasa, em parceria com a Ematerce, escritório de Santana do Acaraú- CE – participa pela segunda vez do projeto junto à FBB e fará a entrega de 150 cestas para duas instituições na sede do municipio, sendo uma delas o Patronato Sant’Ana (35 cestas) e também, na Pastoral da Criança. Nas comunidades rurais, as localidade de Poço Salgado (14 cestas), Padre Ibiapina (12 cestas), Vale do Mucuripe (8 cestas), Vassouras (18 cestas), Parapuí (35 cestas), Curral Grande (7 cestas) e Ingá (21 cestas).

Cada cesta básica é composta pelos seguintes itens: 5 quilos de polpa de frutas diversas; 4 quilos de arroz; 2 quilos de feijão; 2 quilos açúcar; 3 quilos de frutas (mamão e banana); 3 quilos de batata doce; 3 quilos de jerimum; uma bandeja com 30 ovos e 1 litro de água sanitária.

Para o Zootecnista Caio Vasconcelos, técnico da Ematerce em Santana do Acaraú- CE-, o projeto contribui para o aumento do consumo de alimentos de qualidade, pelas famílias carentes e facilita a comercialização da produção dos produtores rurais familiares santanenses. A Presidente da Coopasa, Liduína Rocha, acrescenta que, neste formato o programa estimula a produção e potencializa o nível dos produtores cooperados a esta instituição, incentivando a permanência na atividade agrícola.

A diretoria da Coopasa e a gerência regional zona norte da Ematerce, sob a responsabilidade da extensionista social e responsável pelo Programa Ater Mais Gestão, Selma Alexandrino, estão reestruturando as atividades produtivas dos cooperados, com a finalidade de alinharem os conhecimentos.

Estivam na solenidade de entrega das cestas básicas às instituições sociais: a responsável pelo patronato Sant’Ana, Irmã Adriana Moreira; a Secretária de Assistência Social de Santana do Acaraú – CE, Kilvia Melo; o Gerente da Agência do Banco do Brasil de Santana do Acaraú – CE , Raphael Vasconcelos; o escriturário do BB, Ivo Mota; a coordenadora da célula da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – Catiana Marques e; a coordenadora da Pastoral da Criança, Amália Silva.