PIMP melhora condições de vida de agricultores familiares

10 de maio de 2021 - 10:30

Texto: Antônio José de Oliveira

O município São João do Jaguaribe, vem destacando-se, no setor agropecuário do Ceará graças à agricultura familiar. A fruticultura, a bovinocultura, a carcinicultura (criação de camarões em viveiros) e a produção de grãos são alguns dos setores que crescem e são acompanhados pela Empresa de Assistência Técnica e extensão Rural do Ceará (Ematerce).

“O momento de pandemia foi desafiador, para a distribuição das sementes, entretanto a parceria com a Secretária Municipal de Agricultura, com seu corpo técnico, o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de alguns voluntários, oportunizou a entrega das sementes com segurança sanitária, objetivando a prevenção contra a Covid-19″ pontuou Dalenio.

Somente neste ano, o projeto Hora de Plantar entregou 13 toneladas de sementes, entre sorgo forrageiro, milho híbrido e milho variedade. De acordo com Dalenio Augusto, coordenador técnico do posto avançado da Ematerce, foram plantados mais de 400 hectares de milho e os agricultores estão animados com a a safra em 2021.

Outra importante ação de inclusão produtiva é o Projeto de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP). A Ematerce acompanhou a instalação de doze projetos, incluindo a entrega de um kit de irrigação para um 1 hectare de área por agricultor. A obra é direcionada para produção de alimentos e consumo animal.

Um dos casais bem sucedidos com o projeto é Marta Gomes e João Evangelista, residentes no Sitio Lima. Os produtores rurais plantam numa área de um hectare milho, feijão, macaxeira e alimentos, para seu pequeno rebanho, tornando possível a inclusão de novas tecnologias, no campo, por meio da área irrigada.

Dalenio cita ainda o pecuarista José Lucieudo e a a produtora rural Lucila Gomes, residentes no Sitio São Bento e no Sítio Volta. O primeiro produz milho e feijão, além de pastagem para vacas leiteiras, enquanto a segunda garante o consumo da família com o equipamento entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

“É o principal e mais elevado incentivo aos agricultores familiares, para adaptação às mudanças climáticas, em implantação no estado do Ceará, no que tange à segurança alimentar e aos aspectos econômicos”, acredita Nizomar Falcão, coordenador estadual de irrigação da Ematerce. Para ele, as mudanças climáticas são consideradas um dos maiores desafios para produção no semiárido cearense.