Ematerce incentiva fundação de cooperativa agrícola em São Benedito

19 de maio de 2021 - 17:52

Texto: Edilmo Gurgel | Imagens: Ematerce São Benedito

Com sede no Sítio Campo de Pouso, quatro associações comunitárias de São Benedito criaram a Cooperativa da Agricultura Familiar da Serra da Ibiapaba (Coafsi) no último dia 15 de maio. As associações comunitárias Filhas de Santa Luzia, Mulheres do Salgado I, do Sítio do Meio do Tope e das Mulheres do Abrigo são assistidas pela Ematerce há mais de dez anos.

O órgão da SDA facilita o acesso a programas e política públicas do Governo do Ceará e do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Projeto Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo Francisco Carlos Dias, gerente do escritório local da Ematerce, o capital integralizado é de R$ 3,5 mil e o patrimônio é de R$ 300 mil

A venda dos excedentes da produção das agroindústrias, informa o engenheiro agrônomo, é realizada em feiras municipais e distritais e em estabelecimentos varejistas da região. O técnico da Ematerce Carlos Dias acrescenta ainda que o objetivo da criação da cooperativa foi legalizar e simplificar a comercialização local, seguindo a legislação vigente.

Alguns dos produtos fabricados pela cooperativa incluem bolos, biscoitos, doces, cocadas e polpas de frutas, além de hortifrutigranjeiros in natura.