Cultivo de palma forrageira gera bons frutos em Pentecoste

21 de maio de 2021 - 16:00

Texto: Edilmo Gurgel | Imagens: Ematerce Pentecoste

Planta é reconhecida pelo potencial energético e por funcionar como reserva d´água. “Zé do Alfredo” considera aumentar a produção e lucrar com o comércio local de palma

Na comunidade de Boa Vista, na cidade de Pentecoste, o agricultor José de Paula Firminiano de Sousa colhe bons frutos com o cultivo da palma forrageira. No último dia 18, o gerente do escritório local da Ematerce, Francisco Lopes dos Santos, e o secretário municipal de Agricultura, Wesley Araújo da Mota visitaram a propriedade e atestaram os bons resultados do projeto Hora de Plantar.

Em 2020, José de Paula foi beneficiado pelo programa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário com cinco mil raquetes de palma forrageira da variedade “Orelha de Elefante” e plantou uma área de meio hectare. Com um ano e três meses de idade, o canteiro tem um bom desenvolvimento vegetativo e a palma já apresenta boas condições de corte. Em 2021, o mesmo agricultor familiar foi contemplado com mais cinco mil unidades.

Durante a visita o secretário Wesley Araújo e parabenizou o trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e disse estar satisfeito com a parceria. O principal benefício para o município é a segurança alimentar do rebanho, sobretudo no período de estiagem. “Zé do Alfredo”, como é mais conhecido o agricultor, considera aumentar a produção para comercializar entre criadores locais.