541 títulos da terra entregues a agricultores em Tabuleiro do Norte

15 de junho de 2021 - 16:49

Texto: André Gurjão | Imagem: André Gurjão e Erivelton Celedônio

Os agricultores familiares de Tabuleiro do Norte estão rindo à toa. Tudo porque a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) realizaram a entrega de 541 títulos de propriedade rural na manhã desta terça-feira (15). Com o papel da terra em mãos, fica mais fácil acessar as políticas públicas do Governo do Ceará e também mais seguro para passar a posse da terra às futuras gerações.

A solenidade ocorreu em formato híbrido e respeitou as recomendações sanitárias contra o Covid-19. Em Fortaleza, o secretário De Assis e o presidente José Wilson Gonçalves participaram do evento interagindo com o prefeito Rildson Vasconcelos, o secretário municipal Francisco Massoloni e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Luiz Fernando Castro. “Uma conquista para as atuais e futuras gerações”, comemorou De Assis.

“Com o documento da posse da terra, o homem e a mulher do campo acessam crédito nos bancos públicos e melhoram a produção e a produtividade, conquistando independência e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento agrário do Estado do Ceará”, complementa o secretário. “Essa é uma política de relevância iniciada quando o governador Camilo Santana ainda ocupava a SDA e estamos avançando também nesta política pública”.

Na opinião do superintendente José Wilson Gonçalves, o título de propriedade representa autonomia e cidadania para o trabalhador e para a trabalhadora rural. “Demos início a um novo capítulo na vida de 541 agricultores e agricultoras familiares de Tabuleiro do Norte. O título é a porta de entrada a políticas públicas, como o Hora de Plantar e o Garantia Safra, e serve de comprovação para que o trabalhador do campo possa acessar a aposentadoria”, complementou.

Também discursaram na transmissão: o deputado federal José Guimarães e os deputados estaduais Moisés Brás e Antônio Granja. Além destes, participaram: o vice-prefeito Lucieudo de Sousa Sena; coordenador nacional da Regularização Fundiária, Sérgio Nóbrega; o gerente do escritório da Ematerce, Eliacir Pinheiro; a presidente da Câmara Municipal, Maria de Lourdes; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Antério Fernandes Moreira.