Parceria com prefeitura produz bons resultados no Crato

16 de junho de 2021 - 14:29

Texto: André Gurjão | Imagem: Prefeitura do Crato

A quadra invernosa já está chegando ao fim e o agricultor familiar não pode descuidar da convivência com semiárido. Pensando nisso, a Prefeitura do Crato e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário incentivam a limpeza, ampliação e construção de barreiros. As tecnologias sociais ajudam a garantir reserva hídrica nos períodos de estiagem.

Pelos dados da prefeitura municipal, somente em 2020, garantiu a limpeza e adequação de 35 barreiros. “Esse ano a meta é garantir o benefício para mais 40 famílias de pequenos produtores e agricultores do Crato”, complementa Carlos Freires, secretário municipal de Desenvolvimento Agrário.

Além disso, o órgão municipal conta com a parceria da SDA na condução de políticas públicas e de segurança alimentar e nutricional. “A revitalização dos barreiros foi realizada com recursos próprios, a nossa parceria com a SDA é mais a partir do Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CDS), Programa do Leite e Projeto São José”, explica Carlos.

O Zé Ailton Brasil visitou alguns agricultores atendidos com a revitalização dos barreiros e reforçou a importância do desenvolvimento agrário para a economia do município do Cariri. “Agradecemos a atenção dada pela SDA. Isso resulta em melhorias para todo os trabalhadores rurais”, conclui Francisco Nuclécio, presidente da Associação Rural do Crato.