430 famílias rurais comemoram entrega do papel da terra em Cariús

22 de junho de 2021 - 10:43

Texto: André Gurjão | Imagem: Erivelton Celedônio

Os agricultores e agricultoras familiares de Cariús comemoram a entrega de 430 títulos de propriedade rural na região Centro Sul. A cerimônia híbrida, realizada na última segunda-feira (20), contou com as participações do secretário De Assis Diniz; do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; do superintendente do Incra, Luiz Fernando Castro de Paula; e do prefeito Vilamar Palácio.

“É uma excelente ação entregar o título de propriedade rural ao nosso agricultor e a nossa agricultora familiar. Parabenizo ao secretário De Assis Diniz e o superintendente José Wilson por essa segurança jurídica que chega para o homem e a mulher do campo. Todos esses agricultores podem ficar tranquilos que a partir de agora serão donos da terra de fato e de Direito”, enalteceu o prefeito de Cariús.

Em seu discurso, o secretário destacou as ações do Governo do Ceará para combater os efeitos sanitários, sociais e econômicos da pandemia do Covid-19. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. “O título é geração de cidadania, é a segurança (jurídica), é a possibilidade da conquista do investimento por meio dos bancos públicos para o benefício do homem e da mulher do campo e do Estado”, resumiu.

“Com esta entrega, levamos benefícios para os pequenos e médios proprietários de Cariús. Entretanto, informo que a previsão do Idace é titular 1.364 imóveis no município e, em todo Estado do Ceará, serão mais 156 mil propriedades rurais ainda a serem tituladas de um total de 370 mil imóveis já cadastrados e medidos”, revelou José Wilson sobre a grandiosidade da missão do Idace em todo território cearense.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Ceará com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura. A Diretoria Técnica e de Operação (Diteo/Idace) é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa em 182 municípios cearenses.

A cerimônia obedeceu às recomendações sanitárias do Governo do Ceará. Também participaram: o deputado federal José Guimarães; o deputado estadual Nizo Costa; e a vice-prefeita Mara Dalila. Além destes, a secretária de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetraece, Rosângela Moura; o secretário interino Antônio Augusto Filho, e o presidente do STTR, Adão Miguel Barbosa.