IAC produz embalagens para produtos agroecológicos

25 de junho de 2021 - 11:57

Texto: João Marcos Nunes | Imagem: Instituto Antônio Conselheiro

O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) desenvolveu embalagens dos produtos agroecológicos dos feirantes acompanhados pelo Projeto Paulo Freire. Nas letras e cores dos rótulos, os agricultores e agricultoras familiares compartilham mensagens de afeto e resistência dos beneficiários nos municípios de Hidrolândia Ipu, Ipueiras, Reriutaba e Varjota.

De acordo com a entidade prestadora de Assistência Técnica Contínua, foi com a Feira Agroecológica Virtual do Ipu que a ideia das embalagens se iniciou. “A variedade de produtos que recebe nova embalagem traduz a pluralidade da produção do território. São itens como: óleo de coco babaçu, cacau em pó, molho de pimenta, doces de mamão, vassouras, cestas de cipó e gergelim”, publicou.

“Ao longo da execução do projeto, desenvolvemos a Agroecologia em diversas comunidades rurais do território. Ela é um olhar cuidadoso e interativo sobre as relações de gênero, geração, cultivo e sabedoria ancestral que se mantém na memória e nos quintais de produtores familiares”, define Manjari Ikeda, técnica e assessora social do IAC.

“Celebramos hoje a chegada de produtos que retratam a nossa raiz cultural alimentar, ao mesmo tempo em que fortalece a renda e autonomia das famílias rurais, chegando ao consumidor por um preço justo, livre de exploração humana e ambiental”, conclui.