SDA e FAEC firmam cooperação técnica para capacitação e ampliação de ações no campo

1 de julho de 2021 - 14:03

Texto e Imagens: Erivelton M. Celedônio

Tendo em vista a integração das ações para o desenvolvimento da produção sustentável, da competividade e de avanços sociais no campo, foi assinado na manhã desta quinta-feira (1º) o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC).

O acerto entre Estado e a federação visa apoiar a implantação de inovações tecnológicas, dar suporte aos produtores inseridos nas rotas do Leite, Mel, Cordeiro e da Fruticultura e o fortalecimento do Projeto Hora de Plantar. Compete à federação incentivar a formação profissional, construir parcerias em eventos agropecuários e buscar linhas de crédito rural.

Observando todos os protocolos de distanciamento social em razão da pandemia da COVID, o ato que sagrou este momento ocorreu na sede da FAEC, em Fortaleza, com a presença do secretário Francisco De Assis Diniz, do presidente da Faec, Rodrigo Diógenes, do superintendente do Banco do Nordeste, Rodrigo Bourbon, e representantes da Sedet, Ematerce, SENAR e dos municípios.

De acordo com o presidente da Faec, a parceria é motivo de orgulho para o setor produtivo. “Este é um convênio responsável e técnico, baseado no desenvolvimento do homem do campo. Quem produz, quem gera alimento não tem divisão, é um corpo só e nesta casa celebramos parcerias para atender aquele pequeno agricultor”, destacou Rodrigo Diógenes.

Na visão do secretário De Assis Diniz a parceria deve ampliar os esforços para garantir capacidade de renda dos agricultores familiares. “O governador Camilo Santana chegará ao ano que vem investindo, após ciclo de oito anos, R$1,8 bilhão na agricultura cearense; e se temos grandes projetos é importante que demos aos produtores capacidade de ampliarmos por meio da integração e da cooperação com os parceiros”, lembrou o titular da SDA.