SDA e Ematerce promovem “lives” objetivando discutirem sistema Secaf

8 de julho de 2021 - 07:52

Texto: Edilmo Gurgel | Imagem: Erivelton M Celedônio

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA- e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – estão promovendo, nos dias 07 e 08 de julho de 2021, uma live sobre o sistema Secaf – Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendedores Representativos, envolvendo a Diretoria Executiva da Ematerce, 18 gerentes regionais e assessores de produtos desses escritórios regionais, todos os gerentes e técnicos dos escritórios locais da Empresa, além de técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura e, representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e representantes de cooperativas agropecuárias.

A reunião virtual é especificamente operacional, contemplando os seguintes assuntos: apresentação do sistema Secaf e seus objetivos; apresentação do processo de adesão pelas Prefeituras; discussão para esclarecimentos das dúvidas surgidas; apresentação da utilização do sistema pelos usuários, apresentado pelo técnico da Ematerce, Sérgio Lima e pelos técnicos da SDA, Rose Josafá e Cleber e; palavra facultada para esclarecimentos e encaminhamentos.

Para o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, “o Secaf contém dados importantes, tanto para os produtores quanto para as cooperativas que recebem suas produções. Com o cadastro dos agricultores é possível saber quem produz, o quê produz, o quê entrega para venda, qual a quantidade a ser comercializada, o preço dos produtos. E importante, os dados podem ser acessados por qualquer pessoa, finalizou Amorim.

O sistema Secaf é de grande importância para os agricultores familiares porque vem facilitar todo o sistema de comercialização desse segmento agrícola.