16 famílias de Itapipoca são contempladas com entrega de peças técnicas do IDACE

12 de julho de 2021 - 16:45

Texto e Imagens: Erivellton M. Celedônio

O Governo do Ceará, por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), entregou 39 peças técnicas contemplando 16 famílias da Fazenda Córrego dos Tanques, em Itapipoca, no último sábado (10). O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, participou do ato de cessão das novas áreas demarcadas representando o governador Camilo Santana.

“Além do título de propriedade rural, a Política de Regularização Fundiária permite que o Estado assista após longos estudos com o desmembramento da área total onde vivem estas famílias, que adquiriram a área conjuntamente, sendo agora reconhecidamente individualizadas e regularizadas de posse dos agricultores”, destacou o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz.

Com o desmembramento, as famílias já recebem o georreferenciamento das áreas individualizadas, deixando de usar uma única matrícula em nome da associação como detentora da área, além do certificado junto ao INCRA e do Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

De acordo com o prefeito Felipe Pinheiro a ação garante aos moradores da zona rural de Itapipoca mais tranquilidade após anos pleiteando a divisão da área onde viviam as famílias.

Para o agricultor familiar Chico do Mano o momento se resume à gratidão pela posse da terra que antes dividia com todos da associação. “Hoje nós temos propriedade porque o IDACE deu toda assistência a nós, nos recebendo bem e ajudando-nos sempre. Hoje podemos dizer que somos proprietários e eu tenho que agradecer”, expressou o agricultor.

Durante a solenidade transmitida pelas redes sociais obedecendo as recomendações sanitárias o secretário De Assis Diniz informou que em agosto o município deverá ser contemplado com a entrega de 400 títulos de propriedade rural, o chamado “papel da terra”.