Ematerce faz avaliação de suportes hídrico e forrageiro da Fazenda Modelo, em Quixeramobim

15 de julho de 2021 - 14:32

Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

A Diretoria Executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce – instituiu uma Comissão de inspeção e avaliação da atual situação em que se encontra a Fazenda Normal. O principal objetivo dessa comissão é fazer um real levantamento sobre as condições da capacidade hídrica dos açudes, poços profundos e amazonas, suporte forrageiro e também, sobre as condições sanitárias e físicas dos rebanhos bovinos, ovinos e equídeos da fazenda, visando a sustentabilidade do rebanho, durante o período de estiagem, esperada para o segundo semestre do ano.

A Fazenda Normal é uma Unidade de Treinamento Agrícola, de propriedade da Ematerce localizada no município de Quixeramobim- CE – distrito de Uruquê, no sertão central do Ceará, a 214 quilômetros de Fortaleza- CE -, com acesso pela Estrada do Algodão, com área de 1.507 hectares. Possui várias unidades demonstrativas didáticas de culturas agrícolas, bovinocultura, ovinocultura e apicultura. Para suporte didático existe um Centro de Treinamento, com auditório, salas de aulas, refeitório e dormitórios para 50 pessoas.

A comissão foi composta pelos técnicos da Ematerce José Alcy Pinheiro (Agrônomo), Antônio Tarcísio Grangeiro (Veterinário), Marcílio Roberto Tavares (Veterinário), Maria Evanira Fraga (Gerente da Fazenda Normal) e o técnico Antônio Warlysson Brito. A Comissão constatou que, em 2021, as precipitações pluviométricas não foram suficientes para encherem os mananciais hídricos da unidade de produção como também, o suporte forrageiro plantado não prosperou com a falta de chuvas e vários veranicos.

Concluída a inspeção, a comissão recomendou a necessidade de descartes de alguns animais ovinos, principalmente por problema de consanguinidade e por falta de pasto, descarte de bovinos que apresentam baixa produtividade e também alguns equídeos em idade avançada.