Cuidados com abelhas durante o pós-safra vira pauta de conferência online da Ematerce

16 de julho de 2021 - 10:28

Texto: Bruno Andrade

Aconteceu, nesta quinta-feira (15), uma conferência online sobre apicultura no Estado do Ceará. O tema central deste evento foi: como manter o enxame no período de estiagem. Na ocasião o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Chico Filho, que é um dos responsáveis por ministrar cursos sobre esse tema, apresentou dados técnicos de como fazer o manejo correto das abelhas nessa época de poucas floradas.

Irineu Fonseca, presidente da federação da apicultura no Ceará, contribui com o seminário, onde destacou pontos que os apicultores devem tomar cuidado para manter a saúde das abelhas e da colmeia. Durante a transmissão, o presidente da federação apresentou a primeira escola 100% apícola do nordeste, localizado no município de Forquilha.

“Hoje eu sou presidente da Federação de apicultura do Ceará, onde nós tivemos um grande privilégio de fundar essa nova federação dentro da Ematerce. Para nós é um grande privilégio, porque dentro da federação nos dar uma grande assistência que nos faz desenvolver. Essa é a primeira escola 100% apícola do Nordeste brasileiro. Anexada a essa escola, nós temos a primeira fazenda experimental, onde estamos com 5 núcleos e cada núcleo nós vamos provar que conseguimos fazer apicultura e um trabalho bem diversificado’, comenta Irineu Fonseca.

1° escola 100% apícola do Nordeste, localizada em Forquilha.

O seminário contou com a presença de técnicos da Ematerce e apicultores de todo o Estado do Ceará, além da presença da diretoria técnica, Itamar Lemos e do presidente da Ematerce Antônio Amorim

Manejo correto durante o pós-safra

Segundo o técnico e apicultor Chico Filho, é importante que o apicultor saiba conduzir suas colmeias no período de estiagem ou pós-safra. Para isso o técnico listou alguns procedimentos que podem ajudar a manter as abelhas saudáveis, são elas:

1) Planejamento;
2) Redução dos espaços internos;
3) Retirada de todos os favos vazios;
4) Redução de Alvado;
5) Nutrição das abelhas;
6)) Disponibilidade de Água;
7) Sombreamento;
8) Controle de inimigos naturais;
9) Oportunidade para produção de própolis;

Acesse o conteúdo aqui