Técnicos e pesquisadores orientam controle de praga no Maciço de Baturité

20 de julho de 2021 - 14:40

Texto: Edilmo Gurgel | Imagem: Erivelton Celedônio

Em Capistrano, a Ematerce combate a proliferação da Tripes em bananeiras. A praga na região do Maciço de Baturité prejudica a comercialização da Fazenda Chaves, da produtora Tereza D´Ávila, e o combate do inseto, que mede até 1,5 mm de comprimento, é bem fácil. As orientações são de Egberto Targino, técnico em Fruticultura da Ematerce, e de Antônio Lindemberg Martins Mesquita e Marlos Alves Bezerra, da Embrapa.

A proliferação do Tripes da Ferrugem e da Tripes da Erupção é mais comum na época mais quente do ano. A qualidade da polpa não é afetada, o que aparece são rachaduras e manchas marrons ou escuras na casca. Para se proteger, basta proteger os cachos com sacos plásticos, revolver o solo na área de projeção do cacho, despistilar e remover os locais de abrigo do inseto ou estimular a presença de predadores naturais, como joaninhas, sirfídeos e crisopídeos.

Em função da relevância do tema, outras visitas e reuniões com técnicos da Ematerce e pesquisadores da Embrapa serão agendadas. Inicialmente, serão selecionados os municípios e produtores que farão o ensacamento experimental de 20 cachos, no período de outubro a dezembro. Em abril, quando está prevista ocorrer a colheita, os técnicos e pesquisadores avaliam o impacto nas colheitas e avaliam novos direcionamentos.