Ematerce e consultoria vão à campo e escutam agricultores familiares do Cariri

22 de julho de 2021 - 17:25

Texto e Imagens: Ascom Ematerce

Nos dias 19 e 20 de julho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) visitou as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, na comunidade de Lameiro e Marrocos, respectivamente. Durante os dias de campo a MBS consultoria presenciou as atividades e trabalhos da Ematerce na região Cariri Central e fez avaliações que serão levadas em consideração para sugestões de melhorias futuras.

Antes das visitas a campo, foram realizadas reuniões técnicas nos escritórios locais para escutar os gerentes e os técnicos. O objetivo das reuniões era captar o que os servidores teriam de novas ideias e proposições para uma Ematerce mais forte e adaptada à realidade do homem do campo. Nesse primeiro encontro participaram 23 servidores.

“Estou bem otimista com essa proposta da reforma da Ematerce, porque realmente a Ematrece está precisando. Nós temos que nos modernizar. A Ematerce hoje não é como a 20 anos atrás, o sistema todo da agricultura familiar foi modificado e nós temos que nos adaptar a esses novos tempos. Então, eu estou naquela expectativa, mas naquela expectativa otimista e nós vamos chegar lá com muita motivação, porque o que nós estamos precisando é disso: é esforço; motivação e trabalhar em conjunto. É isso que nós esperamos da nova Ematerce”, comenta Sérgio Linhares, gerente da Ematerce de Juazeiro do Norte.

Visitas a campo

A primeira visita da c omitiva e da empresa MBS foi à comunidade de Lameiro, no Crato, onde se observou a produção de hortaliças orgânicas. Na propriedade se produz as culturas da beterraba, cenoura, alface, cheiro verde e rabanete. “Aqui nós utilizamos o máximo do que a natureza pode nos oferecer. Não utilizamos nenhum produto ou agrotóxicos. É tudo natural. Até minha irrigação é natural, pois só uso a altura da serra pra irrigar a plantação”, comenta o agricultor Victor Sales.

Na comunidade Marrocos visitou-se a produção de hortaliças em 12 hectares de comodato com as mais variadas culturas como tomate, pimentão, alface americano, coentro, banana etc. As visitas da comitiva acontecerão até 30 de julho que será encerrada na cidade de Crateús.