Baixo Jaguaribe e Sertão Central recebem vistas da diretoria da Ematerce

26 de julho de 2021 - 18:32

Texto e Imagens: Bruno Andrade

Nos dias 22 e 23 de  julho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) visitou agricultores familiares no interior do Estado Ceará. Na ocasião foram assistidos os produtores dos municípios de Tabuleiro do Norte e Quixeramobim onde a Ematerce realiza o trabalho de acompanhamento desses produtores.

Na Região do Baixo Jaguaribe foram feitas visitas a dois produtores de destaque. Na propriedade do agricultor Jonas Falcão a Ematerce tem feito um trabalho de acompanhamento técnico significativo. Em pouco menos de 1 hectare o produtor produz Banana e cria abelhas, mas o destaque vai para as criações de peixe em consórcio com camarão em um único tanque.

“A Ematerce ajuda muito. Quando tenho alguma dúvida eu pergunto aos meus amigos da Ematerce e eles me respondem na hora. Também conto muito com a ajuda das experiências de outros colegas do ramo. Tudo que conquistei aqui foi com esse trabalho. O que ganho é suficiente para as minhas necessidades.”, comenta Jones.

A área produzida do agricultor tem, aproximadamente, 03 hectares, embora sua propriedade tenha uma extensão de 204 hectares, o foco do agricultor Jones foi na eficiência.

Outro produtor que foi visitado é o agricultor Leodécio Alves. Na propriedade do agricultor, de 110 hectares, se planta de tudo um pouco, mas a maior parte é direcionada ao cultivo do milho.

“Estou me arriscando também a crias umas cabecinhas de gado, porque ficar dependente de uma fonte de renda é arriscado”, afirma o agricultor.

A produção de milho é irrigada com água de um poço artesiano, o que possibilita uma irrigação perene e sem falhas na manutenção do plantio.

Quixeramobim – Sertão central

Na sequência das visitas, a comitiva visitou os produtores agrícolas associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha (Coopvale). Produção, em grande escala, de frutas no sertão cearense.

Deusimar Oliveira, presidente da Coopvale, destaca a importância da Ematerce na sustentabilidade da cooperativa. “Nós sempre tivemos a vontade de trabalhar com frutas, mas sem o direcionamento técnico ficava difícil. Foi ai que fomos atrás dos órgãos responsáveis e encontramos a Ematerce, que tem nos dado todo o suporte, Desde as dúvidas até a parte de gestão da empresa.

A cooperativa produz polpas de acerola, goiaba, manga, caju e maracujá, porém não são as únicas frutas que são beneficiadas, pois há outras 10 frutas, que não são produzidas na região, que é feito o processamento em polpa.

Hoje, em virtude do alcance da cooperativa, os produtores já conseguiram melhorias para a comunidade como a pavimentação da pista de acesso à fábrica de polpas.