Em live, Secretaria apresenta importância do Serviço de Inspeção Municipal

26 de julho de 2021 - 15:35

Texto: André Gurjão | Imagens: Erivelton Celedônio e André Gurjão | Arte Gráfica: Sime Morais

Essa foi a primeira transmissão on-line alusiva ao Dia do Agricultor Familiar. Ainda nesta semana, órgão do Governo do Ceará apresenta e debate Projeto São José IV, regularização fundiária e Hora de Plantar, dentre outros temas

Na manhã desta segunda-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário deu início a “Semana da Agricultura Familiar”, uma referência ao Dia do Agricultor Familiar, comemorado ontem (25). A live de abertura trouxe como tema “A Importância do Serviço de Inspeção Municipal” e contou com as participações do secretário De Assis Diniz, do assessor técnico Márcio Peixoto e da médica veterinária Adriana Paixão.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Agrário sustentou que a agricultura familiar “não se consiste num serviço assistencial e, sim, numa atividade econômica”. “E, como atividade econômica, temos que tratá-la técnicamente e profissionalmente: exercendo o controle dos custos, tendo dimensão dos investimentos e na perspectiva de gerar lucro para a nossa pequena produtora e nosso pequeno produtor rural”.

Para De Assis, ainda é possível desenvolver uma visão de inclusão social produtiva paralela ao viés do empreendedorismo rural. “Nessa dinâmica é que colocamos a necessidade de inovação e de tecnologia para que a mulher e o homem do campo tenham um incremento de renda e, também, haja uma real sustentabilidade da agricultura familiar em todo Estado do Ceará”, compartilhou a própria visão de futuro.

A importância do Selo

A conquista do Selo de Inspeção Municipal, certificação de boas condições sanitárias dos produtos de origem animal, é um dos avanços essenciais para que haja valorização dos produtos da agricultura familiar. Com o Selo, explica Márcio Peixoto, os agricultores garantem um melhor valor de venda dos alimentos, conseguem expandir as vendas para outros municípios e participam de políticas públicas.

“Muitos produtos da agricultura familiar circulam apenas nos municípios (de origem) porque não conseguem a certificação e, com isso, não agregam valor na hora da venda. O Selo também é uma exigência para garantir participação do pequeno produtor e da pequena produtora rural em programas como o Programa do Leite (PAA Leite) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)”, elencou o técnico da Codet/SDA.

Semana da Agricultura Familiar

Na última semana de julho, a SDA promove uma série de lives em alusão ao Dia da Agricultura Familiar, comemorado no domingo (25). Os eventos transmitidos pela página da Secretaria no Facebook apresentam dados e esclarecem dúvidas sobre as políticas públicas do Governo do Ceará voltadas às agricultoras e aos agricultores familiares.

Amanhã (27), por exemplo, o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves, comenta sobre a política de regularização fundiária no Estado. No dia seguinte, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, fala sobre as ações e atividades de assistência técnica e extensão rural.

A semana se encerra com as apresentações de Neyara Lage e Lafayete Almeida. A primeira responde pelos programas e projetos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf/ SDA), incluindo o Hora de Plantar; enquanto o segundo detalha a importância e o andamento do Projeto São José IV.