Projeto São José Jovem encerra série de lives da Semana da Agricultura Familiar

30 de julho de 2021 - 17:24

Texto: André Gurjão

A Semana da Agricultura Familiar chegou ao fim com um bate-papo sobre o Projeto São José Jovem nesta sexta-feira (30). Pela página da Secretaria de Desenvolvimento Agrário no Facebook, o secretário De Assis Diniz e o coordenador do Projeto São José IV, Lafayete Almeida, interagiram com os internautas, que participaram enviando perguntas e comentando a transmissão na rede social.

“No momento, disponibilizamos o Edital No. 03/2021 no site da Secretaria para que as nossas juventudes rurais tenham tempo hábil para conhecê-lo melhor e possam se aprofundar na nossa proposta”, informou o secretário De Assis. “Promoveremos também, entre 27 de julho a 26 de agosto, uma série de encontros regionais virtuais que divulgam este projeto da forma mais ampla possível”.

“O que queremos é inovação e que os nossos jovens ousem. E a primeira inovação é que eles não vão usar a tecla do computador, não. Os nossos jovens enviarão, junto à Manifestação de Interesse, no período de 27 de agosto a 13 de setembro, um vídeo filmado com o celular na horizontal relatando a própria trajetória, a história de vida e até mesmo os sonhos que deseja construir”, apresentou.

Para Bárbara Farinelli, gerente do Banco Mundial para o PSJ, os jovens funcionam como verdadeiros “vetores de transformação”, ainda mais levando em consideração no setor agrícola. “Esse é um projeto piloto e tenho certeza que será um sucesso porque vem de encontro com o momento atual de pandemia e a necessidade de promover o investimento no empreendedorismo rural”, observou.

“Essa já é uma juventude que busca soluções para os desafios do campo por meio da inovação”, corroborou Lafayete. Para o coordenador do PSJ IV, é preciso apostar nas ideias dos jovens para produzir um salto no desenvolvimento rural. Também participaram da live: Juliana Paiva, especialista da área social do Banco Mundial; e Gerlene Silva Freire, educadora popular do ENFOC em Senador Sá.

Acesse aqui a íntegra da live.