Sobral: Ematerce visita produtor de hortaliças beneficiado com o Projeto Dom Helder

8 de setembro de 2021 - 15:38

Texto: Bruno Andrade | Imagem: Ematerce Sobral

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), através da técnica Leonice Pinto e da coordenadora regional de Sobral, Antônia Selma, visitou a propriedade do produtor Marcelo Moreira, para conhecer de perto os resultados do Projeto Dom Helder Cresidente na comunidade de Pedrinhas, localizado no município de Sobral.

Na ocasião foi prestado, ao agricultor, a Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) que foi beneficiado com recursos do Projeto Dom Helder. Com os recursos do projeto Dom Helder e a assistência da Ematerce, o produtor viu o plantio de sua hortaliça ser fortalecido com o sistema de irrigação em uma área de 0,30 hectáres.

“O Projeto Dom Helder Câmara e a Ematerce chegaram em boa hora, porque consegui economizar ao fazer uma irrigação por gravidade no meu plantio.”, comenta o produtor.

Com ajuda dos técnicos e dos recursos do projeo, o produtor já possui em sua propriedade quatro tipos de hortaliças, são elas: cebolinha, coentro, alface e couve, todos cultivados sem uso de agrotóxicos.

Com essa variedade de produtos a serem ofertados, o agricultor comercializa sua produção no comércio local, faz entrega em mercadinhos e também a venda direto ao consumidor, onde, semanalmente, são comercializados 165 moios somente de cheiro verde(coentro e cebolinha).

Irrigação por gravidade

A irrigação por gravidade é essencial para o sistema agropecuário quando se trata de água nas plantações. Com essa opção, os jatos de água são lançados ao ar e voltam ao solo em formato de gotículas menores. Tudo isso serve para economizar recursos ao cultivo, alcançando assim, bastante rendimento aos agricultores.