Bela Cruz atendida com a entrega de 20 mil alevinos

23 de setembro de 2021 - 19:37

Texto e Imagens: André Gurjão

A quinta-feira (23) começou com a entrega de 20 mil alevinos pelo Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2022/2022. A solenidade foi conduzida pelo secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte, pelo prefeito Netinho Morais e pelo secretário municipal de Agronegócio Alexandre Bessa.

“Quando estiverem no tamanho ideal, esses peixes vão gerar 10 mil kg de proteína e renda para o pescador artesanal de Bela Cruz”, explicou o secretário Thiago. “Isso representa muito da sensibilidade do governador Camilo Santana no momento em que os mais humildes enfrentam as consequências econômicas da pandemia”.

“Saúdo o governador Camilo Santana por mais essa ação em nosso município, que irá gerar alimento para o nosso pescador artesanal e cerca de R$ 100 mil em negócios rurais para a nossa população”, agradeceu o prefeito. “Essa é uma ação de impacto econômico e social que veio fazer a diferença”.

Também participaram da solenidade o coordenador do Desenvolvimento Econômico, Jefferson Rodrigues; o vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Egberto Alves de Sousa e a presidente da Associação dos Moradores de Cajueirinho do Zé Batista, Maú Sampaio.

Peixamento

O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos é uma ação do Governo do Ceará realizada todos os anos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nesta edição, a meta é distribuir 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado, gerando 1,225 toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.

Para participar, as prefeituras e secretarias municipais, associações, colônias de pescadores e entidades representativas precisam enviar ofício para o e-mail peixamento.sda@sda.ce.gov.br. No documento, ainda precisam constar dados como nome da entidade e do representante e capacidade de armazenamento dos reservatórios.