Técnicos da Ematerce realizam visita técnica ao escritório regional de Baturité

27 de setembro de 2021 - 16:04

Texto: Antonio José de Oliveira

A equipe do escritório estadual Ematerce realizou uma visita técnica ao Escritório Regional de Baturité no último dia 15. Os engenheiros agrônomos Sidônio Fragoso Vieira e Antonio Zilval Fonteles e a psicóloga Fernanda Maria Farias Aquino trataram sobre temas como Agroecologia, Certificação Orgânica Participativa e agroindústrias com os engenheiros agrônomos Francisco Olegário Guedes Rocha e José Sinival da Costa Lopes e os agentes rurais Tarcísio e Rafaelle.

O encontro começou pela apresentação das seis Organizações de Controle Social (OCS) nos municípios de: Baturité (3), das comunidades Correntes, Açudinho e Candeias, com 22 agricultores familiares; Mulungu (2), em Ipê Roxo e Ipê Amarelo, com 17 agricultores familiares; em Palmácia (1), com 8 agricultores familiares. Em Capistrano, informa Olegário Guedes, uma cooperativa demonstrou interesse em produção orgânica e solicitou apoio na regularização da agroindústria de polpas.

Na oportunidade, o gerente regional do Maciço de Baturité, Olegário Guedes, falou acerca da solicitação do presidente da Cooperativa de Capistrano, em trabalhar a produção orgânica com os associados, que demonstram interesse e a necessidade de apoio na regularização da Agroindústria de Polpas.

De acordo, ainda, com Fernanda Aquino, realizou-se uma visita de campo ao Assentamento Crédito Fundiário com cinco famílias. Houve, ainda, uma conversa com a coordenadora Tayane, da Organização de Controle Social (OCS) Correntes e sua família. Em seguida, uma visita à diversificada produção de hortaliças, fruteiras orgânicas, ao engenho de cana-de-açúcar e à criação de aves caipiras, que, na ocasião, receberam orientações dos técnicos Zilval e Sidônio.

O próximo encontro na região ocorre entre os dias 5 e 8 de outubro, com Oficina de Diagnóstico e Sensibilização para Produção e Certificação Orgânica Participativa, na terça; visita de acompanhamento técnico em três OCSs de Baturité, na quarta; acompanhamento técnico em Mulungu, no dia 7 de outubro; e uma visita de acompanhamento à OCS de Palmácia em articulação com a Secretaria de Agricultura de Palmácia, na sexta-feira (8).