FIDA realiza Missão de Supervisão de finalização do Projeto Paulo Freire

27 de setembro de 2021 - 09:53

Texto: Rones Maciel e Bernardo Lucas | Imagens: Banco de Imagens PPF

O Projeto Paulo Freire (PPF), desenvolvido por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), voltado às famílias rurais em situação de vulnerabilidade social de 31 municípios do Ceará, recebe de 20 de setembro a primeiro de outubro a Missão de Supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A última missão de supervisão, antes do encerramento do Projeto Paulo Freire previsto para dezembro desse ano, acontece de forma híbrida (presencial e virtual). A missão tem enfoque em questões como: impacto da Covid-19 nos trabalhos do PPF; aporte de contrapartida; finalização da execução das atividades do projeto; efeitos em termos de nutrição, segurança alimentar e higiene; avanços do projeto em focalização (gênero, juventude, comunidades tradicionais); e avaliação de impacto e Relatório de Conclusão do Projeto (RCP).

A primeira semana da Missão (20 a 24/09) realizou visita de supervisão em comunidades nos territórios de atuação do projeto (Cariri, Inhamuns e Sobral). As visitas aconteceram em comunidades dos municípios de Araripe, Massapê, Campos Sales, Tauá, Ipueiras, Hidrolândia e Sobral. A equipe no campo visitou unidades produtivas (suinocultura, avicultura, apicultura, ovinocultura e caprinocultura) e beneficiamento (mandioca), tecnologias sociais (reusos de águas cinzas, fogões ecológicos, biodigestores e cisternas). As atividades beneficiam mulheres, jovens e comunidades tradicionais.

A segunda parte da Missão (27/09 a 01/10) acontece com reuniões bilaterais da equipe do FIDA com equipes das áreas do projeto, na Unidade Gestora do Projeto (UGP). A agenda conta também com diálogos com entidades de Assessoria Técnica Contínua e parceiros institucionais.

A equipe do FIDA: Hardi M. W. Vieira – Oficial de Programas para o País e Chefe de Missão; Emmanuel Bayle – Coordenador Técnico e Especialista em Desenvolvimento Produtivo; Steven Jonckheere– Especialista em Nutrição e Segurança Alimentar; Pablo Sidersky – Especialista em Assistência Técnica e Capacitação; Rodrigo Dias – Especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação (M&A); Alexandra Teixeira – Especialista em Gestão do Conhecimento Conceição Tavares – Especialista em Focalização (gênero, juventude e comunidades tradicionais); Diogo Nascimento – Especialista em Aquisições e Contratações; e Danilo Pisani – Especialista em Gestão Financeira.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire (PPF) do Estado do Ceará tem como meta reduzir a pobreza e melhorar os níveis de vida de agricultores familiares em 31 municipalidades do semiárido cearense beneficiando diretamente um total de 60.000 famílias. O projeto tem sua conclusão em 31 de dezembro de 2021, sendo o fechamento financeiro em 30 de junho de 2022. A última missão do FIDA de supervisão foi em outubro de 2020 (virtual) e de apoio em abril de 2021 (virtual).