Missão FIDA: Execução do Projeto Paulo Freire supera as expectativas

1 de outubro de 2021 - 14:35

Texto e Fotos: Rones Maciel

Na manhã desta sexta-feira (1º) foi finalizada a Missão de Supervisão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) ao Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades (Projeto Paulo Freire – PPF), desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Na ocasião, e de forma virtual, participaram a equipes do FIDA e UGP/PPF, e os secretários Cacá Pitombeira – Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, e De Assis Diniz – Secretário do Desenvolvimento Agrário.

A missão de supervisão realizada de forma híbrida (presencial e remota) aconteceu entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro de 2021, finalizou com os principais acordos: conclusão dos Planos de Investimentos Produtivos e prestação de contas final dos 533 PIs; conclusão das cisternas domiciliares, sistemas de reusos de águas e biodigestores; Relatório de Conclusão do Projeto; Gestão do Conhecimento; estratégia de sustentabilidade e outras futuras parcerias entre o FIDA e o Estado do Ceará.

Hardi Vieira, Oficial de Programas para o País e Chefe de Missão, destacou os principais avanços do projeto avaliados na Missão:

Avaliamos que a execução do Projeto Paulo Freire é muito satisfatória tendo o Projeto alcançado e ultrapassado a maioria dos indicadores, especialmente em um cenário tão desafiador de pandemia de Covid-19. O FIDA enalteceu o trabalho da equipe do PPF/SDA e do Governo do Estado do Ceará na implementação do Projeto. A assessoria técnica contínua é muito forte, implementada por organizações do terceiro setor, mostrando a importância de trabalhar em colaboração e rede com a Sociedade Civil e outros parceiros. O PPF se destacou em particular em temas que são muito importantes para o FIDA, como, por exemplo, relacionados à focalização (Gênero, Juventudes e Povos/Comunidades Tradicionais), com uma inclusão não somente produtiva, mas também cidadã. O Paulo Freire hoje é uma referência em projetos do FIDA no mundo e deixará um legado importante no desenvolvimento rural sustentável no Semiárido cearense.”, destacou Vieira.

Durante a missão, parte da equipe, que esteve na missão de forma presencial, visitou as três regiões de cobertura do PPF (Sobral, Inhamuns e Cariri Oeste) em 8 municípios (26%) dos 31 da área do PPF: Araripe, Assaré, Quiteranópolis, Tauá, Hidrolândia, Ipueiras, Sobral e Massapé.

Íris Tavares, coordenação do projeto, ressaltou o importante diálogo com o FIDA para execução do projeto.

Foram duas semanas intensas e muito produtivas. Diálogos importantes de reconhecimento e de qualificação nessa reta final da execução. Alcançar os objetivos propostos no contrato de financiamento só foi possível pela abertura e alinhamento permanente  com o FIDA. Hoje a agricultura familiar do  Ceará tem uma rica e exitosa experiência de combate à pobreza e de inclusão social das famílias camponesas que buscam na agroecologia a agricultura limpa e sustentável no coração do semiárido cearense e que recebeu destaque entre os dez melhores projetos do FIDA no mundo. São boas práticas e muitas lições aprendidas”, reforçou Tavares.

O Projeto Paulo Freire tem sua conclusão em 31 de dezembro deste ano.  A próxima missão será a de Apoio, em 2022, com o fechamento financeiro em 30 de junho de 2022.