102 agricultores familiares de Novo Oriente atendidos com o papel da terra

7 de outubro de 2021 - 17:10

Texto: André Gurjão | Imagens: Nildo Vasconcelos

O calendário de entregas de títulos de propriedade rural, do Programa de Regularização Fundiária, teve continuidade nesta quinta-feira (7/10). Em Novo Oriente, o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, comandou a entrega de 102 títulos de propriedade rural a agricultores familiares do município dos Sertões de Crateús.

Ao todo, informa o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves, já foram entregues 624 posses definitivas no município. “Essa é uma política estratégica para o desenvolvimento. Com o título em mãos, o agricultor acessa as políticas públicas federais e estaduais e melhora de vida”, comentou.

“O título é o passaporte que garante um empréstimo nos bancos públicos e a possibilidade de melhorar a produção e a produtividade. Parabéns aos agricultores familiares atendidos nesta manhã por mais essa ação do Governo do Ceará que se tornou em política de Estado pelas mãos do governador Camilo Santana”, saudou o secretário De Assis Diniz.

O Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária é uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Incra e do Ministério da Agricultura, e o Governo do Ceará. O programa é voltado apenas para os agricultores familiares, proprietários de minifúndios, com área de até 200 hectares.

A solenidade ainda contou com as presenças do prefeito Neném Coelho, do secretário Claudino Sales e da coordenadora do escritório do Idace em Crateús, Celiane Matos.