Ematerce e SDA realizam oficinas sobre certificação de produtos orgânicos

11 de outubro de 2021 - 11:53

Texto: Edilmo Gurgel | Imagens: Ematerce Alcântara-CE e Meruoca-CE

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – realizou, no final de setembro, duas oficinas, nas cidades de Meruoca-CE e Alcântara-CE, agora de forma presencial, para capacitação de agricultores familiares, objetivando a obtenção da Declaração de Produtores Orgânicos, através de Organização de Controle Social – OCS.

Os cursos realizaram-se, nos municípios de Meruoca-CE e Alcântara-CE, na região norte do Estado do Ceará. Os eventos foram em forma de oficinas, com capacitação de agricultores familiares, orientando-os na criação de grupos de Certificação Orgânica Participativa, acrescentou o Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Sidônio Vieira, Assessor Estadual da Cadeia Produtiva de Orgânicos.

Participaram das oficinas 50 agricultores (as) familiares, técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura de Meruoca-CE e Alcântara-CE, Prefeito de Meruoca, técnicos da Ematerce e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.

Na oportunidade, vários temas foram abordados, desde a legislação, pertinente à Organização de Controle Social (OCS), aos processos produtivos e de comercialização.

Foram destacados, também, a importância da organização, o compromisso e a confiança que devem existir, entre os membros da OCS, além da relação, entre os consumidores dos produtos, cujos processos de produção são realizados de formas orgânica e participativa.