Nova Olinda-CE: Ematerce ministra curso sobre a cultura do milho

11 de outubro de 2021 - 11:36

Texto: Antonio José de Oliveira | Imagem: Ematerce Nova Olinda

O posto avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em Nova Olinda-CE realizou, na quinta-feira (7/10), uma capacitação sobre a cultura do milho. O evento ocorreu no Pólo de Convivência e Assistência Social e teve como público agentes rurais e estagiários do Curso de Agronegócio da E.E.E.P. Wellington Belém de Figueiredo.

O responsável pela capacitação foi o engenheiro agrônomo Hernane Rocha e forneceu orientações técnicas, como a escolha das sementes, preparo de solo, plantio, espaçamento e cálculo de população de plantas, que devem ser repassadas aos agricultores familiares. Houve também uma demonstração quanto ao uso do BT (Bacillus Thuringiensis) no controle de pragas.

Em 2021, o projeto Hora de Plantar distribuiu, 25 mil kg de milho e 400 kg de sorgo em Santana do Cariri; 16 mil kg de milho híbrido e 400 de sorgo em Nova Olinda; 10 mil kg de milho híbrido, 350 kg de milho variedade das cultivares de híbridos-BRS 2020 e 2022 variedade-BRS Gorutuba e sorgo BRS Ponta Negra em Altaneira.

Ao todo, 2.973 agricultores familiares foram atendidos pela política do Governo do Ceará na região. Além disso, foram distribuídas 240 doses do BT, para 40 produtores rurais, com a realização de demonstrações práticas, objetivando combater a lagarta do cartucho.