Ematerce Tauá realiza demonstração com máquinas agrícolas adaptadas para a agricultura familiar

13 de outubro de 2021 - 11:57

Texto: Bruno Andrade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizou, na última sexta-feira (8 de outubro),no Sítio Bom Tempo, no município de Tauá, uma série de demonstrações de máquinas agrícolas adaptadas à agricultura familiar. A apresentação dos maquinários foi realizada pela empresa Geragri, empresa especializada na produção de máquinas e implementos agrícolas.

Na ocasião, estiveram presentes a diretoria da Ematerce e mais de 60 pessoas entre agricultores, secretários de agriculturas, extensionistas rurais e entidades parceiras da Ematerce como o Banco do Nordeste, por exemplo. O evento aconteceu na Fazenda Bom Tempo, onde os agricultores puderam ver na prática como é o seu funcionamento.

O diretor técnico da Ematerce destaca a importância do evento e da necessidade das máquinas no setor agrícola. “Não compensa mais em fazer exploração agropecuária baseado só na mão de obra. É improdutivo e contra a competitividade, então esse processo de utilização da mecanização da agrícola é fundamental para o dia de hoje”, comenta.

Durante as demonstrações das máquinas, os agricultores, além de presenciar o funcionamento dos equipamentos, pôde, também, experimentar e utilizar as máquinas que estavam sendo expostas, facilitando e incentivando o agricultor a modernizar-se no que se refere a novas tecnologias a serem utilizadas no campo.

As máquinas que foram utilizadas no dia foram máquinas para arar a terra e máquina de plantar de uma linha, sendo utilizada no mesmo motor que usou a enxada rotativa, equipamentos que deixaram os agricultores com esperança e entusiasmados, pois as ferramentas possibilitarão um aumento significativo de suas produções, além de reduzir, significativamente, a necessidade do esforço braçal.

Esse tipo de atividade, além de ter por objetivo a divulgação e necessidade da utilização de máquinas no setor rural, quebra o paradigma que as máquinas a serem utilizadas na agricultura são grandes e de pouca acessibilidade, pois o que foi apresentado ao público foi o contrário: as máquinas são pequenas, de fácil manuseio e acessíveis, tendo em vista que podem ser encaixadas em financiamentos com taxas especiais.