SDA inicia seminário para debater saneamento rural

26 de outubro de 2021 - 16:38

Erivelton M. Celedônio

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará deu início nesta segunda-feira (26) ao seminário para discutir os avanços científicos e tecnológicos do reuso de água para fins agrícolas. A pauta do saneamento rural é um dos principais focos de atuação da SDA, com o objetivo de contribuir na universalização do direito a água e esgotamento sanitário. Divido em quatro dias, o encontro conta com a participação do secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra.

(Registro anterior ao período da pandemia)

No primeiro dia, o grupo que envolve diversos técnicos da secretaria debateu o reuso de águas negras na produção de hortaliças e o reuso de água (fossa séptica biodigestora: trata o esgoto doméstico e ainda gera adubo. Com levantamento de experiências bem sucedidas, amanhã, terça-feira, o segundo dia do encontro trará do reuso de águas na aquicultura; de efluentes da sala de ordenha; e irrigação de palma forrageira.

A segunda etapa do encontro ocorre na próxima semana, nos dias 4 e 5 de novembro, de modo virtual, das 10h às 12h. O grupo ainda debaterá águas cinzas no semiárido; capacitação de água de assentamento para produção de suporte forrageiro; e inovação tecnológica de sistema de reuso.

Para o gestor executivo da SDA, as análises das experiências e contribuições “visam realizar um apanhado das tecnologias que possam se adequar ao contexto social, econômico e ambiental das comunidades rurais ampliando o acesso a água para produção dos beneficiários da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, dentro do cenário do semiárido”, ressaltou Carlos Bezerra..

Com a atuação da secretaria, o Projeto São José foi pioneiro transformando a vida das famílias dos municípios rurais do Estado do Ceará, na Região Nordeste do Brasil, com a implantação de 15 sistemas de reuso de águas cinzas (Cascavel, Itatira e Piquet Carneiro), que foram assistidos tecnicamente e acompanhados/monitorados com análises laboratoriais, para garantia da sanidade da produção.

Foram implantados 420 sistemas de reuso em unidades familiares pela Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Rural (COAGUA) e, no momento, outros 69 estão em execução, contemplando 76 municípios no total. Com o Projeto Paulo Freire, a SDA está inserindo 2744 sistemas de reuso, até dezembro de 2021, nos quintais produtivos atendendo 31 municípios. Todas as atividades são desenvolvidas com o intuito de garantir melhorias nas condições de vida das populações rurais e promover o desenvolvimento sustentável que engloba o crescimento econômico, social, cultural, ambiental e educativo dos mais diversos sujeitos inseridos no campo.

Áudio

Carlos Bezerra, secretário executivo do Desenvolvimento Agrário