Famílias de Ipueiras e Trairi recebem mudas frutíferas e capacitação sobre aquecimento global e degradação dos solos

9 de novembro de 2021 - 11:05

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), realizou nos dias 04 e 05 de novembro uma série de atividades com famílias das comunidades Engenho Velho e Assentamento Bacupari, em Ipeiras, e do Assentamento Batalha, em Trairi. A ação contemplou a entrega de mudas frutíferas e capacitação sobre aquecimento global e degradação dos solos.

O objetivo do encontro é, além de capacitar sobre a importância da produção e o plantio de mudas da caatinga, conscientizar os participantes sobre a recuperação das áreas degradadas no semiárido, bem como o manejo dos solos.

A iniciativa faz referência ao projeto “Its Now! Global Climate Action”, um movimento global de conscientização das mudanças climáticas, que busca transformar a forma de relacionamentos dos seres humanos entre si e com o planeta, garantindo assim condições adequadas à qualidade de vida para as gerações futuras.

Em 2022, a SDA realizará a entrega de mudas de Caju e Essências florestais, a fim de fortalecer a renda e inserção das famílias na economia local, além de contribuir com o reflorestamento, a produção de alimentos saudáveis e a conservação do meio ambiente.

As mudas frutíferas entregues – entre elas acerola, caju, manga, graviola, pitanga e carambola – foram doadas por produtores e produtoras do estado do Ceará.