Jaguaretama recebe terceira leva de títulos de terra do IDACE; agricultores recebem 115 documentos da terra

18 de novembro de 2021 - 21:37

Texto e Imagens: Erivelton M. Celedônio

Foram entregues nesta quinta-feira (18) 115 títulos de propriedade rural aos seus respectivos detentores de Jaguaretama, em solenidade que contou com as presenças do secretário executivo da SDA, Carlos Bezerra, do prefeito Glairton Cunha, da superintendente adjunta do Idace, Graça Pedrosa, do superintendente do Incra, Luiz Fernanda, e lideranças locais.

É a terceira leva de entregas que chegam a Jaguaretama desde o início do Programa de Regularização Fundiária.

De acordo com o secretário Carlos Bezerra, o sentimento que resume este ato é de justiça para com os detentores destas terras. “Por anos estes homens e mulheres plantaram em terras que não eram reconhecidas como pertencentes a eles. Então estas 115 terras tituladas se integram às áreas reconhecidas e legalizadas”, destacou o executivo da SDA.

Justiça feira a Miguel Arcanjo da Silva, da comunidade Santa Cruz. Ele foi um dos primeiros a chegarem para pegar o título referente a 12 hectares, onde vive desde 1963, quando chegou de Solonópole para se casar. Hoje pai de nove filhos, dos quais, quatro ainda vivem com ele, seu Miguel sorri tranquilo aos 83 anos com o reconhecimento de suas terras. “Hoje apenas meus filhos e genros que plantam milho para consumo. Mas fico feliz em ver esse benefício chegar”.

De acordo com o IDACE, em Jaguaretama até 1800 áreas estão passíveis de regularização. Com esta leva, o número estimado de títulos entregues no município chega a 800.