Assembleia Legislativa comemora centenário da SDA em sessão solene com presença de ex-gestores

29 de novembro de 2021 - 11:10

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Francisco De Assis Diniz, ex-secretários da pasta, coordenadores de vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) foram homenageados em sessão solene, na noite desta sexta-feira (26/11), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. A solenidade comemorou o centenário de criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O deputado Elmano Freitas, autor do requerimento, destacou a importância da SDA para o desenvolvimento do campo no Ceará. Ele lembrou que a pasta foi criada numa época em que não havia luz no Estado nem estradas e que o cenário agrícola do Ceará era formado por pessoas com muitas necessidades, como a fome. Também havia pessoas saindo de um período de escravidão, comunidades indígenas perseguidas e muitas outras dificuldades, como desafio das constantes secas.

“Mesmo com tantas adversidades, homens e mulheres enfrentaram o grande desafio de promover o desenvolvimento agrário do nosso Estado e, ao longo desses 100 anos, a mudança no campo é muito profunda. Cada um que está aqui hoje deu o seu melhor para desenvolvimento do mundo rural do Estado”, afirmou.

O secretário da SDA, Francisco de Assis Diniz, agradeceu a todos que ao longo dos 100 anos da pasta deram continuidade a política de desenvolvimento da agricultura e destacou o empenho do Governador Camilo Santana em promover o desenvolvimento social, econômico e político do Ceará. “É um governador que, com humildade e transparência, coloca o Ceará nas melhores páginas dos jornais e revistas”, pontuou.

De Assis Diniz ressaltou ainda o papel da assistência técnica, por meio da Ematerce, que vai ao campo para garantir o padrão de desenvolvimento e auxiliar aqueles homens do campo que mais precisam.

Destacou também a importância da participação dos ex-secretários na história da agricultura do Estado. “Há 100 anos atrás, a realidade era de exclusão, pois não chegava o braço do Governo”, lembrou. “O nosso desafio hoje é colocar no imaginário da nossa agricultura um outro padrão, com produtos com qualidade para agregar valor”, assinalou.

Também participaram da solenidade, a deputada Fernanda Pessoa, o vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia, o presidente da Associação dos Servidores da Secretária de Desenvolvimento Agrário, Rômulo Diniz Gondim; o representante da direção nacional do MST, Gene Santos; o vice-presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT), Hélder Nogueira; Margarida Pinheiro, representando o Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria do Trabalhador (Cetra) e o José Josevaldo Alves, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens no Ceará.