Festa da Colheita celebra resultados do Projeto Paulo Freire no Território de Sobral

3 de dezembro de 2021 - 19:11

Erivelton M. Celedônio

Os resultados do Projeto Paulo Freire (PPF) são visíveis nas 600 comunidades rurais atendidas pela ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Durante a Festa da Colheita, que encerra as ações de assessoria técnica do projeto no território de Sobral, o secretário De Assis Diniz, a coordenadora do PPF Íris Tavares e agricultores comemoram a mudança promovida pelo projeto financiado com recursos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

No Território de Sobral, 10 municípios e 132 comunidades rurais foram atendidas pelo projeto de combate à extrema pobreza rural. “A Festa da colheita é o encontro da afirmação de vivências e saberes plantados e cultivados pelos nossos agricultores e nossas agricultoras”, enalteceu a riqueza da celebração o secretário De Assis Diniz. Ao todo, foram 6.826 famílias atendidas diretamente com assessoria técnica e projetos produtivos e investidos R$ 21.760.534,53, sendo R$ 2.618.030,00 de contrapartida das comunidades.

“Esse momento é muito feliz para mim e acredito que seja para todas nós. Esse projeto só veio para nos beneficiar e fortalecer. Nos tornar maiores, grandes e poderosas. Hoje, podemos trabalhar com Agroecologia e repassar os nossos conhecimentos para outras comunidades. Só cresce quando todo mundo cresce junto”, testemunhou a agricultora Regina Rodrigues, da comunidade Boqueirão, em Sobral.

“A festa da colheita é o encontro da afirmação de vivências e saberes plantados e cultivados pelos agricultores/as beneficiadas pelo Projeto. Momentos de muita riqueza.” destaca a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares.

Para o FIDA é uma honra ser associado ao Projeto Paulo Freire, desde 2013. “Hoje, o projeto executado pela SDA é uma política pública do Governo do Estado do Ceará, e uma referência em desenvolvimento sustentável no Brasil. Desejo a todos uma exitosa Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire”, observa Claus Reiner, diretor do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA no Brasil.

A programação contou com mística de abertura e leitura de um cordel que apresentou os resultados do PPF, na visão de jovens e beneficiárias. A partilha de sabores e saberes contou ainda com uma grande ciranda de encerramento e banquetaço, com alimentos oriundos das comunidades atendidos pelo projeto da agricultura familiar. A próxima parada da Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire será no município de Ipu, no Território de Sobral. O evento ocorre no dia 14 de dezembro.

PROJETOS PRODUTIVOS

No Território de Sobral 1, o Projeto Paulo Freire contou com um foco especial para o público de mulheres, jovens, povos tradicionais e juventudes. Além da implantação de Cadernetas Agroecológicas, a ação da SDA promoveu capacitação em Educação e Saúde, políticas públicas, tecnologias sociais, acesso à água, segurança e soberania alimentar. Por fim, foram implantados 1.705 sistemas de reuso d´água de cinzas, 1.645 canteiros agroecológicos, 848 biodigestores, 349 fogões ecoeficientes e 1.810 cisternas de placa.