Estudo sobre a evolução das trajetórias agrícolas no semiárido cearense é apresentado na SDA

10 de dezembro de 2021 - 12:51

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu, nesta sexta-feira (10), o Comitê de Pilotagem responsável pela execução do Projeto Sertões, criado em 2020. Na oportunidade, foi apresentado aos membros e técnicos do comitê o alcance das trajetórias agrícolas do semiárido cearense nos últimos anos.

Com o objetivo de desenvolver uma série de estudos relacionados à integração do uso da água e dos solos no semiárido cearense, o projeto pretende apresentar dois protótipos de pesquisa: um com o modelo de governança territorial local e o outro com um sistema de informação territorial.

Para o Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra, o Sertões prevê a viabiliade de vários produtos. “De 2020 pra cá, o projeto realizou análise e pesquisas em diversos aspectos. Seja por meio da evolução das políticas públicas ou na prática das trajetórias agrícolas, bem como do nosso semiárido como um todo”, destaca.

Na próxima semana, o estudo será apresentado no território do Sertão Central, onde o projeto está desenvolvendo ações piloto – além de desenvolvimento, pesquisas e dinânimas – com os municípios de Milhã, Piquet Carneiro e Quixeramobim.

Projeto Sertões

Coordenado pela Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), o plano reúne parceria com diversos órgaos: SDA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).