Celebração marca finalização do Projeto Paulo Freire na Região de Ibiapaba

15 de dezembro de 2021 - 12:09

Rones Marciel e Bernardo - Texto | Felipe Magalhães - Imagem

A caravana da Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire chegou à região da Ibiapaba e sertões de Crateús. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, por meio do Projeto Paulo Freire, realizou nesta terça-feira (14) a celebração no território do Sobral II.

O encontro celebrou os resultados do projeto na Região dos Sertões de Crateús, Serra da Ibiapaba e Vale do Curú. O território de Sobral II compreende os municípios de Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba e Hidrolândia.

Participaram beneficiários, entidades e parceiro do projeto. O encontro contou com a participação do secretário da DAS, De Assis Diniz, que destacou que o momento é para comemorar a mudança promovida pelo projeto financiado com recursos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

“Reconhecemos todo esforço daqueles que prestaram assistência técnica e atuaram nesta região. Hoje podemos olhar para o futuro por meio das cadeias produtivas por meio dos projetos financiados e vislumbrarmos um amanhã de mais desenvolvimento. Por isto o PPF ocupa a 4ª posição, nos mais de 230 projetos financiados pelo FIDA os 120 países ao redor do mundo”, destacou Diniz.

Dona Helena, comunidade Rio das Flores, Reriutaba-CE, expressou em cordel a experiência com o PPF na sua região.

“Nesses últimos anos, teve muitas surpresas, alterações, dificuldades e superações. Que alegria em rever todos os profissionais, beneficiários que sonharam esse projeto, com formações em agricultura agroecológica. Até aqui estivemos de mãos dadas, resiliência e produtividade”, recitou a agricultura, mulher e cordelista, dona Helena.

A palavras de gratidão também foram expressas no ato diretor do FIDA no Brasil, Claus Reiner. “Agradeço a SDA por meio gerência do Projeto Paulo Freire pela oportunidade celebrarmos estas conquistas. O Projeto Paulo Freire é muito importante para o FIDA, pois ter fortalecido as associações comunitárias com capacitação e informatização, como por exemplo, com a entrega de mais de 400 computadores”, destacou o diretor do organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação contou com apresentações artísticas e culturais da região bem como mística de abertura.  Apresentou os resultados do PPF, na visão de jovens e beneficiárias. A partilha de sabores e saberes contou com uma grande ciranda de encerramento e banquetaço, com alimentos oriundos das comunidades atendidas pelo projeto.

No Território de Sobral 2, o Projeto Paulo Freire atendeu 125 comunidades, beneficiando 4.137 famílias. O projeto contou com um foco especial para o público de mulheres, jovens e povos tradicionais. Além da implantação de Cadernetas Agroecológicas, capacitação em Educação e Saúde, e políticas públicas. Foram implantados no território cerca de 7.000 tecnologias sociais, entre sistemas de reuso de água, biodigestores e outras. Somente de cisternas de placa, soma-se mais de 1.400 unidades para consumo humano.

Em projetos produtivos foram investidos R$ 24.709.041,66, nas atividades de ovino/caprinocultura, avicultura, apicultura, suinocultura, pesca, artesanato, fruticultura, horticultura.

A caravana da Festa da Colheita do PPF segue para o território do Cariri Oeste, que acontece nesta quarta-feira, 15 de dezembro, o terceiro encontros territoriais de finalização do projeto.