Projeto Paulo Freire festeja resultados na região do Cariri Oeste

17 de dezembro de 2021 - 11:25

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, por meio do Projeto Paulo Freire realizou nesta quarta-feira (15) a festa da colheita no território do Cariri Oeste. O encontro teve o objetivo de comemorar os resultados do projeto na região.

O evento contou com a participação de beneficiário/as, entidades e parceiro/as do projeto, além da coordenadora Íris Tavares e do Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário, Carlos Bezerra. O evento é uma celebração para comemorar a mudança promovida pelo desenvolvimento de capacidades e produtivo com recursos do acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agrícola (FIDA).

O território do Cariri Oeste no Projeto Paulo Freire compreendido por 10 municípios (Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas).

A programação contou com apresentações culturais (Grupo de reisado da comunidade Sassaré, cordel e grupo de jovens Kariris). A feira com produtos da agricultura familiar, e exposição de fotos das Mulheres do Projeto. O evento finalizou com uma ciranda, e partilha de alimentos, com o banquete solidário.

“A festa da colheita do PPF no território do Cariri foi um rico momento de partilha e celebração de vida das comunidades rurais atendidas pelo projeto. Mulheres, homens, negros, negras, juventudes do semiárido numa ciranda do esperançar com resultados expressivos na organização e produção agrícola e artesanato das comunidades. Muita gratidão pela oportunidade de fazer parte de uma experiência tão maravilhosa da convivência com o semiárido, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável”, destacou Íris Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire/SDA.

No Território do Cariri, o Projeto Paulo Freire contou com um foco especial para o público de mulheres, jovens e povos tradicionais. Além da implantação de Cadernetas Agroecológicas, capacitação em Educação e Saúde, políticas públicas, além da implementação de tecnologias sociais e acesso à água para garantir a segurança e soberania alimentar.

“Uma saudação especial à população do Cariri, reunidos na cidade de Nova Olinda para a Festa da colheita do Projeto Paulo Freire. O projeto fortalece as comunidades por meio de inciativas como a implementação de 533 projetos produtivos que vão desde criação de pequenos animais a quintais produtivos, elevando de maneira sustentável, a renda e segurança alimentar”, destacou o diretor Claus Reiner, do FIDA no Brasil

Foram atendidas 148 comunidades beneficiando 5.079 famílias. Foram investidos R$ 32.191.134,45, em projetos de ovino/caprino, avicultura, suinocultura, apicultura, artesanato, mandiocultura e horticultura. Por fim, foram implantadas cerca de 6.000 tecnologias sociais, entre sistemas de reuso de água e biodigestores. No acesso à água foram implementadas 1.439 de cisternas de placa.

O próximo e último encontro da Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire acontece no território dos Inhamuns, na cidade de Arneiroz, dia 17 de dezembro.