Festa da Colheita do Projeto Paulo Freire chega a sua última edição no território dos Inhamuns

21 de dezembro de 2021 - 13:46

Uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrários do Estado do Ceará, o Projeto Paulo Freire realizou na última sexta-feira (17) a celebração da festa da colheita finalização das ações e resultados os do projeto na região dos Inhamuns. A celebração teve a participação de representantes dos municípios de Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Arneiroz e Aiuaba.

Os resultados do Projeto Paulo Freire (PPF) são visíveis nas 600 comunidades rurais atendidas pela ação do Governo do Estado do Ceará. Durante a Festa da Colheita, que encerra as ações de assessoria técnica do projeto no território Cariri oeste, participaram beneficiário/as, entidades e parceiro/as do projeto. Além da Coordenadora, Íris Tavares e do Secretário De Assis Diniz. O evento é uma celebração para comemorar a mudança promovida pelo projeto financiado com recursos de um acordo de empréstimo junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

A programação contou com apresentações artísticas e culturais da região bem como mística de abertura. Apresentou os resultados do PPF, na visão de beneficiários e beneficiárias. A partilha de sabores e saberes contou com uma grande ciranda de encerramento e banquetaço, com alimentos oriundos das comunidades atendidas pelo projeto, frutos da agricultura familiar.

A festa da colheita do PPF dos Inhamuns foi uma celebração das políticas públicas fortalecidas com a execução do projeto Paulo Freire, na culminância das comunidades beneficiadas e demais parcerias do poder público municipal do território atendido, assim como a sociedade civil organizada como participe direta na elaboração e qualificação das políticas públicas voltadas para a convivência com o semiárido e o desenvolvimento rural sustentável.

No Território dos Inhamuns, o Projeto Paulo Freire contou com um foco especial para o público de mulheres, jovens e povos tradicionais. E de modo especial implantou Cadernetas Agroecológicas numa ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário promoveu capacitação em Educação e Saúde, políticas públicas, tecnologias sociais, acesso à água, segurança e soberania alimentar.

Foram atendidas 126 comunidades beneficiando 4.387 famílias. Foi investida R$ 27.219.661,16, em projetos de ovino/caprinocultura, avicultura, apicultura, suinocultura, artesanato, horticultura, mandiocultura. Foram implantados, ainda, cerca de 5.500 tecnologias sociais, entre sistemas de reuso de água, biodigestores, fogões ecológicos e cisternas de placa.