Encontro na SDA festeja os resultados alcançados com as ações de juventudes pelo Projeto Paulo Freire

23 de dezembro de 2021 - 10:24

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Freire, realizou na manhã desta terça-feira (21), o Encontro das Juventudes Rurais do Semiárido, alusivo aos 100 anos da SDA. O encontro teve o objetivo de partilhar e confraternizar os avanços e conquistas das juventudes do campo, a partir da política pública do Governo do Ceará.

O verbo “Esperançar” deu o tom do evento que contou com as presenças de jovens e técnicos das organizações executoras do projeto, representando os territórios do Cariri Oeste, Inhamuns e Sobral I/II. As coordenadoras Íris Tavares e Rocicleide Silva, equipe da UGP Paulo Freire e parceiros de caminhada, como a Fetraece. A SDA foi representada pelo secretário executivo Francisco Antônio Bezerra “Cacá”, e o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

A programação contemplou as diversidades de falas, saberes e sabores fortalecidos nos últimos 4 anos do trabalho desenvolvido pela assessoria de Juventudes do Projeto em parceria com as entidades de assessoria técnica contínua. Místicas de abertura e encerramento, forró Pé de Serra, cordel e apresentação dos principais resultados alcançados pelo Projeto.

O jovem Gonçalo Martins usou o cordel para representar a ousadia e felicidade para expressar as falas das juventudes no Projeto Paulo Freire: “As juventudes estão em todos os cantos. Somos jovens de todos os tipos e gênero, LGBTI+, indígenas, negros, quilombolas, artesã, pescadora, agricultor/as, entre muitas outras.” Trecho extraído do cordel ‘Óh, juventude camponesa’, recitado pelo jovem educando da EFA – Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, Ipueiras-CE.

O momento contou ainda o pré-lançamento de produtos audiovisuais com as falas, vivências e planos futuros das juventudes do semiárido. O cerimonial foi conduzido pelos jovens Elisanara Carvalho e Antônio Brito. E muita animação com o sanfoneiro Damião das Chagas, de Campos Sales-CE.

“O encontro das juventudes do semiárido do Projeto Paulo Freire foi uma culminância de saberes, capacidades e inteligências que se movimentam na busca do desenvolvimento que fortalece o território, afinal é no semiárido que a vida pulsa e a juventude brota”, destacou Íris Tavares, coordenadora do PPF.

A programação encerrou-se com a partilha de produtos e elementos do semiárido entre os jovens participantes.