Novos sistemas de abastecimento em nove cidades devem atender quase 10 mil pessoas

29 de dezembro de 2021 - 15:34

Erivelton M. Celedônio - Texto | Marcus Studart - Imagem

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará (SDA) confirmou nesta quarta-feira (29) a destinação de recursos para 1.946 ligações em residências de agricultores familiares por meio de novos sistemas de abastecimento do Projeto São José. O anúncio foi realizado pelo secretário Francisco De Assis Diniz durante transmissão pelas redes sociais nesta manhã.

Serão contempladas as cidades de Iracema, Jaguaruana, Morada Nova, Quixadá, Santana do Acaraú, Jardim, Canindé e Independência por meio do Projeto São José IV. Os recursos são oriundos do acordo de empréstimo do Governo do Ceará com o Banco Mundial.

No total serão contemplados 9.730 cearenses. Os novos sistemas atenderão as comunidades de Várzea Alegre (Iracema), São José do Lagamar (Jaguaruana), Cipoada 1 e 2, Santo Antônio, Sítio Almas, Extrema, Cachoeira, Vila Batista, Estrada Nova, Riacho (Morada Nova), Bom Jardim, São João Queiroz e Monte Alegre (Quixadá), Barro Preto (Santana do Acaraú), Fazenda Nova e Olho D’Água (Jardim), Jacinto (Canindé) e Araújo (Independência).

Quando você fala de água potável na torneira das casas, você está falando do principal de um cuidado com a saúde pública”, cita o secretário De Assis Diniz. “Segundo, a água da torneira representa dignidade. Durante muito tempo, a única forma de abastecimento era carregar latas d´água em cima da cabeça ou nos lombos dos jumentos”, completou De Assis Diniz.

Acompanharam o anúncio da destinação dos recursos os deputados federais José Guimarães e Mauro Filho, os deputado estaduais Jeová Mota e Osmar Baquit; o coordenador do PSJ/SDA, Lafaete Almeida; o prefeito de Iracema, Celso Gomes, o vice-prefeito de Canindé, Ilomar Vasconcelos; vereadores, secretários e lideranças comunitárias contempladas.