Governo do Ceará convoca os 263 aprovados do concurso da Ematerce

3 de janeiro de 2022 - 20:17

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto Carlos Gibaja - Fotos

Os novos aprovados têm 30 dias úteis para apresentar a documentação e se apresentarem ao órgão estadual

Promessa feita, compromisso cumprido. No primeiro dia útil de 2022, o governador do Ceará, Camilo Santana, convocou os 263 aprovados no concurso da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce). O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao lado do governador estava a vice-governadora, Izolda Cela, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e o ex-secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz.

“Conforme havíamos prometido estamos convocando nesta segunda-feira (3), os 263 novos servidores públicos da Ematerce. Fomos muito cobrados durante nossas lives por essa convocação, mas por conta da restrição imposta pela Lei Complementar Federal nº 173, estávamos impedidos de contratar novos servidores, e me comprometi que no primeiro dia útil de 2022 nós faríamos a convocação”, apontou o governador.

A Ematerce não tinha concurso público há 37 anos. Os aprovados no certame terão a convocação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (3) e terão 30 dias úteis para se apresentar ao órgão estadual. Foram convocados um total de 263 profissionais, sendo 67 de nível superior para as vagas de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Contador, Economista, Advogado, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Pesca, Médico Veterinário, Tecnologia de Irrigação e Zootecnista) e outros 196 de nível médio para Agentes Auxiliares (Agroindústria; Agronegócios; Agropecuária/Agricultura; Aquicultura; Fruticultura; e Agronegócio).

Para Izolda Cela, essa notícia comprova que melhores tempos virão aos produtores rurais do Ceará. “Notícia boa no primeiro dia útil do ano. Sabemos da importância da chegada desses novos servidores, que se conecta com as necessidades dos pequenos produtores cearenses, que terão uma condição melhor e de apoio e atendimento, tão necessário aos desafios que enfrentam em atividades de produção primária. Sabemos da diferença que faz o suporte técnico, disponível e de qualidade”, disse.

Antônio Amorim, destacou que o Estado do Ceará foi pioneiro na decisão política de reestruturação da empresa. Ele destacou que os novos profissionais podem contribuir para aumentar a capacidade produtiva do Ceará. “Agradeço ao governador, somos a única do Nordeste que está tendo concurso, e agora convocando. Passamos por mudanças na tecnologias e devemos levar nosso conhecimento e assistência aos nossos homens do campo. Está claro que temos como fazer muito mais com os novos servidores que vão entrar, podemos estar presentes nas propriedades para ajudar a diminuir o esforço do homem e aumentar a produtividade no campo”, explicou o presidente da Ematerce.

O ex-titular da SDA, De Assis Diniz, destacou que o concurso público e a convocação dos aprovados representa a valorização das políticas públicas de desenvolvimento agrário do Estado do Ceará. “Os novos servidores vão nos ajudar com as novas tecnologias, levando informação e orientação para essa mão de obra tão importante para o nosso Estado, fazendo uma enorme diferença nas mais diversas cadeias produtivas do Ceará. Em 2018 eu estava com o senhor assinando aqui o concurso, e agora estou aqui para a convocação dos aprovados”, comemorou.