Governo do Ceará entrega 151 títulos de terra e peças técnicas do IDACE para Independência

18 de janeiro de 2022 - 08:56

Comunicação IDACE

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrária (SDA), e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) fez nesta segunda-feira, 17 de janeiro, a segunda entrega de títulos de propriedade rural em Independência nos últimos três anos. O município está localizado na região dos Sertões de Crateús/Inhamuns e recebeu 151 posses definitivas da terra. A primeira entrega de 239 documentos foi em 2019.
Apesar das adversidades por conta da pandemia e ser um período chuvoso na cidade, José Wilson destacou as presenças de agricultores e autoridades, bem como a mobilização feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, garantindo um bom público aos eventos.
A programação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Idace no município começou cedo com a entrega de 16 peças técnicas, beneficiando 9 famílias no assentamento São Luíz.
“Este é um investimento de mais de 40 mil reais resultando na individualização das áreas já demarcadas pelo IDACE”, destacou o superintende Zé Wilson Gonçalves. Constam nas peças a planta do tamanho em hectares e os nomes dos confinantes. O memorial descritivo descreve o perímetro e indica as confrontações e sua área, bem como as coordenadas geográficas dos vértices, de acordo com dados técnicos determinados em campo. A planilha de cálculo é um conjunto de informações com as descrições do perímetro do imóvel, como distância, latitude e longitude.
A programação teve a participação do secretário de Planejamento e Gestão da SDA, Demitri Cruz; do ex-secretário da SDA, De Assis Diniz; de Mauro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; coordenadores da SDA, representantes da Ematerce, além de lideranças locais.