SDA realiza intercâmbio com jovens indígenas selecionados pelo Projeto São José Jovem em Itapipoca

20 de janeiro de 2022 - 10:14

O Projeto São José da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com o SlowFood realizou intercâmbio com jovens indígenas tremembé (Barra do Mundaú em Itapipoca) e tabajaras, de Quiterianópolis, com foco na cultura alimentar durante a XII Festa do Murici e Batiputá entre os dias 11 a 15 de janeiro de 2022.

O objetivo do intercâmbio foi fomentar a troca de conhecimentos e experiências sobre processos de fortalecimento da identidade territorial, valorização da sociobiodiversidade e da cultura alimentar entre as comunidades indígenas Tabajara e Tremembé.

O evento teve como resultados o fortalecimento da identidade cultural e territorial dos participantes e de suas comunidades, e estabelecimento de caminhos para a ação em rede e aumento da resiliência das comunidades, reconhecimento e valorização da sociobiodiversidade e da cultura alimentar.

Participaram deste evento sete jovens tremembés selecionados do edital do São José Jovem e jovens selecionados pelo edital de Inclusão Social e Produtiva.

Produção sustentável

Mateus Tremembé é um dos classificados pelo São José Jovem. Ele fala da expectativa de apoio à valorização dos insumos da agricultura familiar.