Projeto Paulo Freire garante resultados para juventudes da Serra do Catolé, em Nova Olinda

26 de janeiro de 2022 - 15:58

Bernardo Lucas e Rones Maciel - Texto

Através do Projeto Paulo Freire (PPF), a comunidade serra do Catolé em Nova Olinda recebeu assistência técnica para desenvolvimento de culturas agrícolas em atividades de mandiocultura, artesanato e corte costura e apicultura. Destaque para apicultura desenvolvida pelo jovem José Hildo e corte e costura para o grupo de mulheres.

O PPF é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará com financiamento do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Foi investido R$ 180.418,00, desse valor uma contrapartida da comunidade R$ 23.280,00. Esse montante beneficiou 8 famílias com atividades de mandiocultura, 6 famílias com atividades voltadas ao Artesanato e corte e costura e 11 famílias beneficiadas com Apicultura.

Com foco nas atividades de desenvolvimento de capacidades foi realizado diversas oficinas, com atenção para o manejo de mandiocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, corte e costura e horticultura. Durante as oficinas foram discutidos temas como agroecologia, cultura e esporte, relações sociais, organização comunitária e formação de grupos específicos com os beneficiário/as.

Com assessoria técnica do Instituto Flor do Piqui a associação recebeu apoio para o desenvolvimento produtivo e de capacidades gerando renda para os agricultores familiares.

A seguir assista ao vídeo que retrata a partir da fala de beneficiária/os a mudança em suas vidas com geração de renda, realizadas com a chegada do Projeto Paulo Freire (PPF) na comunidade.