Projeto Paulo Freire renova esperança das juventudes de comunidade rural de Massapê

8 de fevereiro de 2022 - 14:47

Rones Maciel e Bernardo Lucas

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto Paulo Feire (PPF), está presente na comunidade Meruoquinha e adjacências, que abrange as comunidades: São Braz, Bom Jesus, Engenho, Frecheiras, Abraão, Cavalo Morto e Santa Maria, no município de Massapê, no território de Sobral I.

Durante a execução do projeto foram implantadas unidades produtivas para fortalecer e ampliar a criação de galinhas caipiras e suínos, no contexto da produção agroecológica com reuso de água e biodigestor, valorizando a atuação de mulheres e jovens da comunidade.

Por meio do PPF, a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Meruoquinha recebeu investimentos, cerca de R$ 154 mil. Esse montante beneficiou 24 famílias com atividades de avicultura e reuso de água cinza e quintal produtivo, e mais cinco famílias com atividades em suinocultura e biodigestor, totalizando 29 famílias beneficiadas.

As atividades de desenvolvimento de capacidades promoveram processos formativos, com atenção para o manejo de avicultura e suinocultura, bem como atividades de capacidades para manejo em agroecologia – reuso de água cinza e quintal produtivo e biodigestor. Durante as oficinas foram discutidos temas como agroecologia, cultura e esporte, relações sociais, organização comunitária, e outros, com destaque para participação de mulheres e jovens.

A associação contou com a assessoria técnica do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – (CETRA) para o desenvolvimento produtivo e de capacidades, gerando renda para os agricultores/as familiares.