Iniciada missão do FIDA para conclusão do Projeto Paulo Freire

14 de fevereiro de 2022 - 16:14

Rones Maciel e Bernardo Lucas

Teve início nesta segunda-feira (14), de forma remota, a Missão de Conclusão do Projeto Paulo Freire (PPF). A missão segue até o dia 25 de fevereiro, no formato híbrido (presencial e remoto), seguindo as determinações sanitárias de prevenção à Covid-19.

A abertura contou a participação da Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, de representantes da equipe do FIDA e Unidade Gerenciamento do PPF, das coordenadoras Íris Tavares e Rocicleide Ferreira, dos secretários executivos da SDA, Demitri Nóbrega Cruz – Secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Carlos Bezerra – Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com a coordenadora estadual do projeto, Íris Tavares, a Missão será a oportunidade de encerrar com êxito a execução do projeto.

“A missão de encerramento do FIDA ao PPF faz parte da etapa finalística do contrato de financiamento. É um acompanhamento com vistas aos resultados e processos qualificados, por meio do estudo de impacto e o Relatório de Conclusão do Projeto (RCP), além dos encontros bilaterais com as áreas do projeto, técnicos/as e instituições responsáveis pelo serviço de assessoria técnica contínua. Significa o ápice do esforço e da eficiência de toda a equipe envolvida na execução exitosa do maior projeto de combate à pobreza rural do governo do Estado”

Além das reuniões bilaterais, estão previstas visitas de campo em comunidades beneficiárias nos territórios de atuação do projeto, com o objetivo de levantar dados e resultados, a partir do diálogo com as famílias beneficiárias. Hardi Vieira, Oficial de Projetos FIDA no Brasil e chefe da Missão, ressaltou a importância dessa Missão para fechamento do projeto e os acordos firmados entre o Governo do Ceará e FIDA, e futuras parcerias, a partir dos resultados positivos do PPF.

“O Projeto Paulo Freire tem se destacado ao longo da sua implementação, desde 2013 até seu fechamento, em dezembro do ano passado. O foco da Missão, nessas duas semanas, vai ser na finalização do Relatório de Conclusão do projeto (RCP); preparar a escuta dos beneficiários, prevista para março; efetuar uma ida a campo nos territórios, com dois focos: uma na região de Sobral sobre focalização nas questões de gênero, juventude e Comunidades Tradicionais. E outra ida a campo, de outro grupo, nas regiões do Cariri e Inhamuns para levantar dados para efetuar a análise econômica e financeira, que é outra parte do RCP, para qual é importante coletar dados primários no campo. Para isso, o FIDA contratou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO.  A Missão também servirá para diálogos bilaterais com o Governo do Estado para futuras parcerias com o FIDA”, destacou o Oficial do FIDA no Brasil.

A missão faz parte da programação de atividades de encerramento do acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Governo do Ceará, por meio da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A equipe da Missão do FIDA é composta por: Hardi Vieira – Chefe de Missão, Emmanuel Bayle – Coordenador Técnico e Especialista em Desenvolvimento Rural, Rodrigo Dias – Especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação (M&A), Conceição Dantas – Especialista em Focalização (Gênero, Juventude e Comunidades Tradicionais), Pedro Meloni – Especialista em Investimento Produtivo, Diogo Nascimento – Especialista em Aquisições e Contratações, Danilo Pisani – Especialista em Gestão Financeira, Luis Dias – Especialista em Análise Econômico (EFA) – DFI/FAO, Gabriel Zimath – Especialista em Análise Financeira (EFA) – DFI/FAO.