SDA e IFCE promovem roda de conversa virtual sobre alimentação saudável no campo

21 de fevereiro de 2022 - 14:46

Rones Maciel e Bernardo Lucas

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Projeto Paulo Freire (PPF), realizou nesta sexta-feira (18) a Roda de Conversa “PANCs e Segurança Alimentar”.

A iniciativa teve a mediação de Paulo Marconi Linhares, nutricionista e professor do IFCE, e Nuno Rodrigo Madeira, eng. Agrônomo, Embrapa/Brasília. O encontro contou com a participação das coordenadoras e equipe do PPF, e representantes da sociedade civil e parceiros.

Paulo Marconi destacou o objetivo do encontro, numa perspectiva de apresentar o projeto Canteiros Saudáveis – PANCS, a fim de desenvolver uma ação em parceria com a SDA, para fortalecer a alimentação saudável, tanto na atuação da assistência técnica e desenvolvimento sustentável no Ceará, com a agricultura familiar e agroecologia, especialmente com mulheres rurais.

O engenheiro Agrônomo, Nuno Madeira reforçou a importância das pesquisas e assessoria técnica para fortalecer a inserção das Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs na alimentação no semiárido, tanto pela sua riqueza nutricional, como a resistência dessas plantas têm às mudanças climáticas, e na política publica de combate à fome e segurança alimentar e nutricional.

Íris Tavares, coordenadora estadual do PPF, destacou a importância do diálogo de entidades e integração de políticas públicas, alinhada a espaços como escolas e com entidades da sociedade civil na busca de alternativas.

A partir desse diálogo, o propósito é construir uma proposta e desenvolver a parceria entre IFCE e SDA, ainda no ano de 2022, com o Projeto Canteiros Saudáveis, com foco nas comunidades de atuação do Projeto Paulo Freire.