Governo do Ceará apresenta demanda para renovar parceria com o FIDA para novo projeto

25 de fevereiro de 2022 - 12:19

Rones Maciel e Bernardo Lucas

Na manhã desta sexta-feira (25) aconteceu, de forma remota, a finalização da Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) de conclusão do Projeto Paulo Freire (PPF). Na ocasião, foi assinado o memorando, destacando os principais resultados alcançados e os acordos de finalização de vigência do empréstimo do FIDA ao Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A reunião contou a presença da Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Carlos Bezerra – Secretário Executivo da SDA, Hardi Vieira – Oficial de Projetos FIDA no Brasil, das coordenadoras do PPF, Íris Tavares e Rocicleide Ferreira, e demais integrantes da equipe da Missão.

A missão de duas semanas (14 a 25 de fevereiro) acompanhou o projeto em diversas áreas com vistas à conclusão o projeto vigente. A pauta de trabalho dessa última Missão FIDA trabalhou o fechamento das ações de monitoramento, o relatório da pesquisa de impacto, relatório de conclusão e os relatórios administrativos da operação entre FIDA e o Governo do Estado. Foram realizadas visitas às comunidades beneficiadas, pelos consultores Conceição Dantas – Especialista em Focalização (Gênero, Juventude e Comunidades Tradicionais) e Gabriel Zimath – Especialista em Análise Financeira (EFA) – DFI/FAO.

“O Projeto Paulo Freire entra para a história do Ceará graças aos seus impactos na vida dos nossos agricultores”, ressaltou a secretária Ana Teresa. “Aumentamos a renda e ativos das famílias atendidas, o capital humano e social nas comunidades, garantindo segurança alimentar e nutricional, reduzindo a pobreza rural, ampliando diálogo de igualdade de gênero e empoderamento feminino, trabalhando a adaptação às mudanças climáticas, efetivando a gestão dos recursos ambientais e naturais, a produtividade agropecuária, mais acesso aos mercados, ampliação do acesso à água e, por fim, desenvolvimento e inovação”, pontua a gestora.

A coordenação do projeto reforçou a importância dos resultados alcançados com a Missão. “A missão de encerramento do PPF ocorreu de forma exemplar, no que diz respeito ao acompanhamento nesse período de finalização da sua execução com vistas aos resultados e a prestação de contas. Além de documentos importantes como o estudo de impacto e avaliação do projeto, o relatório de conclusão e a estratégia de sustentabilidade do maior projeto de combate à pobreza rural do estado do Ceará”, reforçou a coordenadora do PPF, Íris Tavares.

Nova fase do PPF

Durante a missão houve uma reunião com a Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, com aval do Governador Camilo Santana, na qual o Estado expressou a demanda de um novo projeto financiado pelo FIDA.

Na ocasião, destacou-se a incidência da pobreza rural no estado nos últimos dois anos que têm aumentado e com isso seria necessário contar com uma fase 2 do PPF, ampliada para todo o semiárido cearense e que, além disso, sirva como instrumento da SDA para a política de combate à pobreza rural no estado.

Ao FIDA, foi solicitado a preparação da Carta Consulta para renovação de um novo projeto nos moldes do Projeto Paulo Freire. O Oficial do FIDA no Brasil, Hardi Vieira, reforçou a parceria do FIDA com o Governo do Ceará e compromisso na elaboração dessa nova proposta.

“O FIDA se disponibilizou a começar, nesse sentido, a trabalhar uma proposta para a ‘segunda fase’ do Projeto Paulo Freire. Em linhas gerais, seria um projeto de abrangência maior, além dos 31 municípios, ampliaria para todo o semiárido cearense. Continuaria com foco na população pobre e extremamente podre, principalmente mulheres, jovens e comunidades tradicionais. Além disso, também, seria incluída na preparação da proposta do projeto a temática do Saneamento Rural, e tecnologias sociais e governança territorial, principalmente, a organização e administração de associações e organizações locais”, destacou Vieira.

O Projeto Paulo Freire tem se firmado como uma experiência exitosa de fortalecimento da política pública no combate à pobreza rural, com foco nas comunidades difusas e de maior vulnerabilidade social, além da valorização dos povos do semiárido e da agricultura familiar de transição agroecológica no semiárido cearense.