Projeto de Peixamento: Governo do Ceará conclui edição 2021/2022

11 de março de 2022 - 11:13

Segurança alimentar, incentivo local e renda para o homem e a mulher do campo. É com essa certeza que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), conclui nesta semana a edição 2021/2022 do projeto de Peixamento nos Reservatórios Públicos do Estado. Executado anualmente pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Copea) da SDA, o Projeto distribuiu no total 5,5 milhões de alevinos, gerando mais de R$ 6 milhões em negócios rurais.

Mais de 10 mil pescadores e pescadoras artesanais continentais foram beneficiados, alcançando cerca de 51 mil famílias que vivem nas proximidades de lagoas, barragens e açudes públicos. Nesta edição, investimentos da ordem de R$ 800 mil contribuíram com a fomentação de uma produção de 1,1 toneladas de peixe ao ano.

De acordo com a Secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, são ações como essas que garantem o sustento de milhares de cearenses. “O Governo do Ceará, por meio dos projetos e programas da SDA, tem dado todo o suporte e incentivo à família do campo. Não são apenas peixes, são políticas públicas concretas que transformam vidas”, destaca.

Para o secretário executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte, a política de Paixamento, além de alimento e proventos, traz dignidade e esperança aos pescadores e pescadoras artesanais. “Esta parceria entre Estado e municípios contemplou todas as regiões do Ceará, elevou a produção pesqueira extrativista e beneficiou aqueles que mais precisam. Atingimos a nossa meta com sucesso, superamos os 5 milhões de alevinos previstos inicialmente. A expectativa é lançarmos uma nova edição do projeto em maio de 2022”, conclui o secretário.