SDA realiza ação de fortalecimento de grupos de jovens no Centro Sul e Cariri

16 de março de 2022 - 11:01

Texto: Rones Maciel | Fotos: Daniela Lima/Instituto Elo Amigo

O protagonismo das juventudes do campo esteve presente no Festival das Juventudes, realizado no último dia 12, na comunidade Palestina, em Orós. Jovens de cinco municípios das regiões Centro Sul e Cariri Oeste (Acopiara, Orós, Assaré, Tarrafa e Antonina) apresentaram intervenções artísticas e culturais, além da exibição de materiais audiovisuais. A programação contou também com painéis sobre os desafios das juventudes rurais no pós-pandemia, e trabalho e renda no campo.

O evento faz parte das atividades do projeto Juventudes em Ação, uma iniciativa do Instituto Elo Amigo em parceria com Instituto Interamericano de Cooperação da Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Projeto Paulo Freire e Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Durante seis meses, jovens dos cinco municípios de 16 comunidades participaram de processos formativos com objetivo do fortalecimento da agricultura da familiar e geração de oportunidades para a juventude rural, por meio de intervenções sociais, culturais e econômicas nas suas comunidades. As capacitações foram nas áreas de beleza e estética, empreendedorismo, cultura, esportes, culinária, ecologia, entre outras.